Arqueólogos encontram crânios gigantes em caverna neandertal

Pesquisadores do Museu de Arqueologia e Paleontologia da Comunidade de Madri, na Espanha, descobriram recentemente o que parece ser uma montagem decorativa de enormes crânios de animais em uma caverna de neandertais – que parecem ter sido coletados com intenção simbólica.

Os neandertais são uma antiga espécie de hominídeo que se acredita ter vivido há cerca de 200 mil a 40 mil anos. A caverna deste estudo, chamada Cueva Des-Cubierta, está localizada ao norte da região de Madri e acredita-se que tenha sido esporadicamente usada pelos neandertais como local para atividades rituais, talvez como cemitério.

Leia mais:

A épica jornada do Meteorito BendegóPergaminho com textos do Livro Egípcio dos Mortos é encontradoMonólito contém registros sobre Rei Davi da Bíblia

Desde sua descoberta em 2009, uma série de ferramentas e fragmentos de ossos foram recuperados do local. Na galeria principal da caverna, os pesquisadores encontraram os restos de uma criança com aparência humana. “Os restos humanos infantis encontrados pertencem, sem dúvida, a um Neandertal”, disse Enrique Baquedano, diretor do museu, à Newsweek.

O terceiro nível do local está repleto de ossos de animais, com alta concentração de fragmentos de crânio de grandes herbívoros. “Já foram descobertos até 35 crânios de grandes herbívoros, dispostos em área onde a caverna se alarga”, disse Baquedano. “As datas do nível três, onde os restos mortais foram encontrados, são de cerca de 42 mil anos.”

A maioria desses crânios pertencia a bisões e auroques – parentes extintos da vaca moderna. O conjunto também inclui cinco crânios de cervos machos e dois rinocerontes.

“A descoberta de grandes crânios de rinocerontes e bisões extintos foi motivo de grande satisfação”, disse Baquedano. “Chamei o primeiro dos rinocerontes de Rosendo em homenagem a um grande músico de rock espanhol.”

Coleção de crânios encontrado na caverna (Imagem: Javier Trueba/Museu Arqueológico e Paleontológico da Comunidade de Madri)

Ver tantos crânios de animais grandes em uma caverna como esta é bastante incomum. Grupos de caçadores-coletores modernos tendem a descartar as cabeças pesadas de grandes animais fora de seu acampamento, pois são menos úteis como fonte de alimento.

O fato de a caverna Des-Cubierta conter um número desproporcional desses grandes crânios sugere que eles foram trazidos para lá deliberadamente, e não apenas por seu valor nutricional.

Todos esses crânios pertenciam a espécies com algum tipo de apêndice distinto, como grandes chifres ou galhadas, e mostravam sinais de modificação humana, na forma de impressões de ferramentas e marcas de queimaduras.

Juntas, essas evidências sugerem que os crânios podem ter sido troféus de caça. Sua acumulação em pequena área também apoia essa teoria e indica que eles podem ter sido reunidos em algum tipo de santuário de caça.

Baquedano disse que sinais de comportamento simbólico foram encontrados antes em sítios neandertais, notavelmente uma coleção de crânios de ovelhas e cabras em uma caverna na Itália e dois misteriosos círculos de pedra feitos de estalagmites em uma caverna na França. No entanto, ele disse que “não há sítio como este”.

Os crânios podem ser encontrados ao longo de quase dois metros de largura nesta seção da caverna, sugerindo que os ocupantes do local realizaram repetidamente esse ritual por longo período, passando o comportamento por gerações.

A descoberta foi publicada em artigo publicado na revista Nature Human Behavior. Com estudo mais aprofundado, a equipe espera aprender mais sobre a distribuição desses restos mortais e determinar se a criança enterrada tem alguma relação com o santuário de caça.

Com informações de Newsweek

Imagem destacada: IR Stone/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Arqueólogos encontram crânios gigantes em caverna neandertal apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *