Colisões de galáxias alimentam buracos negros

Os cientistas sempre tiveram uma dúvida sobre a origem do gás que alimenta os buracos negros. A teoria era que o violento processo de colisão de galáxias libera gás que é absorvido por esses objetos supermassivos atuando como combustível de explosões. Agora pesquisadores conseguiram evidências que podem provar que isso realmente acontece. 

Os buracos negros, que provavelmente existem no centro da maioria das grandes galáxias, demandam uma grande quantidade gás para serem abastecidos. O evento super violento que é a colisão, pode ser a resposta para o que supre essa demanda. 

Buracos negros ativos

Buracos negros supermassivos que se alimentam de gás e originam explosões energéticas são chamados de buracos negros ativos e habitam uma região das galáxias conhecida como núcleos galáctico ativo (AGN). 

A atividade desses titãs cósmicos é mantida pela alimentação do gás e poeira acumulados ao seu redor. Quando capturam essa matéria, eles fazem com que os centros das galáxias brilhem intensamente, o que pode influenciar a aparência delas atualmente.

Leia mais:

Hubble flagra um buraco negro devorando uma estrela e imagens impressionamGaláxia “se afasta” da Via Láctea a uma velocidade surpreendenteEstrelas jovens e antigas são diferentes em uma galáxia satélite de Andrômeda

Colisões e fusões galácticas 

As evidencias sobre as colisões serem responsáveis por alimentar os buracos negros foi publicada recentemente na Nature Astronomy. Ela foi realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade de Copenhagen, usando o telescópio Anglo-Australiano, localizado na Austrália.

Eles analisaram a órbita de gás e estrelas em mais de 3 mil galáxias e observaram que em algumas delas eles orbitam em sentidos diferentes. Esse desalinhamento indica que em algum momento do passado a galáxia colidiu ou fundiu-se com outra.

As galáxias em que o gás estava desalinhado com as estrelas geralmente possuíam um buraco negro supermassivo ativo. Isso indica que a colisão pode fornecer matéria para alimentar esses núcleos galácticos.

Jornada até o centro da galáxia

Quando a colisão ou fusão das galáxias acontecem, os gás ainda vai percorrer longas distancias antes de entrar no campo gravitacional do buraco negro. Quando chega ao núcleo galáctico ele vira combustível que alimenta as explosões no AGN

O trabalho que realizamos mostra que a presença de gás desalinhado das estrelas está associada ao aumento da fração de buracos negros supermassivos ativos. Como o gás desalinhado é um sinal claro de uma interação passada entre duas galáxias, nosso trabalho mostra que as interações galácticas fornecem combustível para alimentar buracos negros supermassivos ativos

Sandra Raimundo, astrônoma e líder da pesquisa, em comunicado

Agora os astrônomos podem rastrear o gás capturado nas colisões e fusões e acompanha-lo ate ser capturado pelo buraco negro. Os cientistas também vão poder calcular quanto da massa desse titã cósmico aumentou após esses eventos violentos e como isso influenciou no desenvolvimento das galáxias.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Colisões de galáxias alimentam buracos negros apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *