Como vencer o game da vida financeira? Entenda quais são as principais jogadas para resgatar o controle das finanças

Neste artigo, convido vocês a imaginar a sua vida financeira como um game. A condução fica por minha conta, inclusive, já separei algumas dicas valiosas sobre como organizar o orçamento e recuperar a tranquilidade financeira. O banco digital Digio tem sido o meu aliado nessa jornada sobre educação financeira. Vamos juntos avançar nesse jogo? Vem aprender a superar os desafios com a gente! 

Para dar o start, recomendo que façam um planejamento financeiro para conseguir se organizar e ter noção dos gastos mensais e diários. Com isso, será possível colocar na ponta do lápis as despesas fixas (aluguel, contas de luz, água e internet, por exemplo), os gastos variáveis (alimentação, transporte e lazer, por exemplo), as dívidas e os ganhos líquidos. 

Leia mais:

Spotify se une a onda de demissões das big techsInvestidor pressiona Google a demitir mais funcionáriosTwitter tem equipe reduzida em 80% desde outubro; Elon Musk discorda

Ah, não encare o planejamento financeiro como o maior obstáculo do jogo, ok? Pelo contrário… É possível fazer as anotações no bloco de notas do seu celular ou em um papel. Lembre-se que o objetivo dessa etapa é facilitar a sua organização. Então, opte pela forma mais fácil para você. Por exemplo, também há quem prefira registrar tudo em uma planilha. Quando falamos de planejamento financeiro, não existe uma jogada padronizada e, sim, o que se encaixa melhor para cada realidade. Tem que ter estratégia.

Depois de traçar as despesas, chega o momento de analisar se elas estão adequadas em sua renda. Caso a resposta seja positiva, parabéns, você está à frente na partida. Ainda existe algum saldo na conta? Você pode guardar esse dinheiro para atingir as suas metas e até comprar um novo videogame. Aqui vai uma dica: a conta digital do Digio tem rendimento do saldo de 100% do CDI. Na prática, a sua grana vai render mais na conta digital do Digio do que na poupança. 

Em um cenário diferente, com a saúde financeira comprometida, você precisa recuperar o fôlego para dar andamento ao jogo. Então, a sugestão é gastar menos do que ganha, reduzindo custos considerados supérfluos no contexto individual ou familiar. Vale reforçar que o planejamento financeiro também entra como um facilitador nessa parte. É por meio dele que você identifica o que pode ser limitado para fazer a conta fechar de forma mais tranquila. 

Com a organização e a análise afiadas, entendendo a sua realidade financeira, entramos em uma fase preciosa: o participante vai conseguir prever melhor os possíveis gastos e rever os hábitos de consumo para alcançar o equilíbrio. Seguindo essas recomendações, você assumirá o controle e será o líder da sua vida financeira, tendo mais visibilidade sobre o dinheiro. 

Depois de mostrar as ações que te auxiliam a tomar as rédeas das suas finanças, vamos falar sobre alguns benefícios que ajudam a economizar na hora das compras. No Digio, os clientes conseguem reduzir os custos com cashback (dinheiro de volta) e descontos, ambos disponíveis no aplicativo do banco digital. Lá, eles podem escolher diversas lojas com até 15% de cashback e podem ter até 90% de desconto em várias marcas. Outra forma de poupar os gastos é com o programa de pontos em parceria com a Livelo.

Viu como pode ser possível avançar na vida financeira? Então, que tal transformá-la com o Digio?

*Por Douglas Mesquita Silva, mais conhecido como “Rato Borrachudo”, influenciador e produtor de conteúdo 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Como vencer o game da vida financeira? Entenda quais são as principais jogadas para resgatar o controle das finanças apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *