Tesla pega fogo ‘sozinho’ e precisa de 23 mil litros de água para apagar incêndio

Um Tesla Model S pegou fogo “espontaneamente” em uma rodovia da Califórnia. Segundo os bombeiros, o veículo estava viajando na velocidade permitida na rodovia, até que o condutor notou uma forte fumaça preta subindo na cabine.

A boa notícia é que o motorista conseguiu encostar o carro e sair ileso do incidente. As chamas, no entanto, continuaram aumentando, “devorando” toda a frente do esportivo elétrico.

Imagem: Reprodução

Leia mais:

Piloto automático do Tesla Model Y recebe nota máxima de segurança na EuropaFake news? Vídeo de demonstração do Tesla Autopilot foi forjado, diz diretor de softwareVídeo: Tesla para sozinho e causa engavetamento; motorista culpa Autopilot

Os bombeiros precisaram usar macacos especiais para levantar o carro e expor o foco do incêndio, que começou nas baterias, diz uma postagem no Twitter. Segundo a equipe que atendeu a ocorrência, foi uma tarefa complicada (vale lembrar que estamos falando de um veículo de mais de 2 toneladas).

Crews arrived to a Tesla Model S engulfed in flames, nothing unusual prior. 2 Fire Engines, a water tender, and a ladder truck were requested to assist. Crews used jacks to access the underside to extinguish and cool the battery. Thousands of gallons were used in extinguishment. pic.twitter.com/5dIXxo9hP5

— Metro Fire of Sacramento (@metrofirepio) January 29, 2023

“As equipes usaram macacos para acessar a parte inferior e resfriar as baterias”, diz a postagem dos bombeiros

Depois de uma hora lutando contra as chamas, foram necessários o equivalente a quase 23 mil litros de água para apagar o fogo. Para ter uma ideia, um incêndio de grande porte em um carro tradicional pode ser apagado com cerca de 2,6 mil litros de água, informam os bombeiros do “Sacramento Metro Fire District“.

Incêndio em carros elétricos são mais difíceis de apagar

Fogo e baterias de íon de lítio são uma combinação perigosa. Além de conter materiais inflamáveis, seus cátodos liberam oxigênio à medida que continuam a queimar, alimentando cada vez mais as chamas.

Nem mesmo o uso de espuma antichamas consegue abafar o fogo, dizem os bombeiros.

Qual a causa do incidente?

Por enquanto, ainda não ficou claro o que motivou o incêndio espontâneo na bateria do Model S. Os bombeiros confirmam que não identificaram nenhuma perfuração ou parte danificada no assoalho do carro.

Normalmente, casos assim começam com uma forte batida, mas um curto-circuito ou temperaturas mais altas também podem causar a combustão de uma bateria. Vale lembrar que ocorrências parecidas ganharam destaque em 2019. Na época, relatos de Teslas pegando fogo sem aviso obrigaram a montadora de Elon Musk a liberar uma atualização de software que prometia resolver o problema de vez. Será que vem mais dor de cabeça para o dono da Tesla?

Via: Autoblog

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Tesla pega fogo ‘sozinho’ e precisa de 23 mil litros de água para apagar incêndio apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *