Entenda como centopeias que não possuem olhos são capazes de detectar a luz do Sol

Uma equipe de especialistas florestais da Universidade Florestal do Nordeste, na China, trabalhando com dois colegas da Escola de Medicina da Universidade de Zhejiang, também na China, descobriu os meios pelos quais a centopeia ruiva chinesa é capaz de detectar a luz do Sol, apesar de não ter olhos ou mesmo fotorreceptores.

O grupo realizou experimentos divulgados na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Leia mais:

Status do WhatsApp embaçado? Veja como melhorar a qualidadeQual é a origem dos nomes dos planetas do Sistema Solar?Aquecimento global: na Europa, cactos se espalham onde neve predominava

Como é a centopeia chinesa

São venenosas;Têm corpos longos e segmentados de preto;Pernas amarelas;Cabeça grande e sem olhos com longas antenas e boca capaz de morder e injetar veneno em presas, predadores e humanos que pisam nelas.

Pesquisas anteriores mostraram que a centopeia evita ativamente a luz solar, embora não se saiba se isso é para evitar predadores ou prevenir o superaquecimento.

Outros estudos também mostraram que, além de não terem olhos, os insetos do tamanho de um lápis também não têm fotorreceptores, levantando a questão de como eles sabem quando o Sol está brilhando sobre eles.

Passo-a-passo do estudo

As miriápodes foram testadas sob vários cenários, de modo a entenderem como ela sente a luz solar;Os pesquisadores realizaram experimentos que envolviam colocar espécimes em recipientes transparentes, alguns dos quais cobertos com fita adesiva preta;Estudaram como as centopeias se moviam quando expostas a diferentes quantidades de luz;Também usaram câmeras térmicas para registrar mudanças na temperatura corporal durante a exposição à luz solar;Descobriram que a temperatura das antenas aumentava quase imediatamente quando expostas à luz solar e isso acontecia rapidamente. As leituras mostraram aumentos de temperatura de até 9°C em segundos.

Para confirmar que as antenas estavam alertando as centopeias para a luz solar, os pesquisadores cobriram as estruturas segmentadas e vermelhas de vários espécimes e, em seguida, testaram novamente os insetos para ver como eles respondiam a rajadas repentinas de luz. A cobertura tornava as criaturas muito menos avessas à luz do sol.

Os pesquisadores então examinaram mais de perto as antenas para descobrir como elas funcionavam como sensores de calor da luz solar e encontraram receptores térmicos chamados BRTNaC1, que serviam como canais iônicos. Eles foram desencadeados por aumentos de temperatura.

Com informações de Phys.org

Imagem destacada: Chaiyut photacha/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Entenda como centopeias que não possuem olhos são capazes de detectar a luz do Sol apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *