Mantendo o shape em baixa gravidade: saiba como os taikonautas fazem exercícios em órbita

Um vídeo divulgado recentemente pela Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) mostra que os taikonautas (designação para os astronautas da China) praticam uma série de atividades físicas na estação espacial Tiangong.

Pelo vídeo, dá pra ver que vários equipamentos estão à disposição dos tripulantes para ajudar no combate aos efeitos causados pela microgravidade, como a perda da densidade óssea e muscular.

Por que os exercícios físicos são fundamentais no espaço:

A microgravidade causa perda muscular nos astronautas, pois como não é necessário muito esforço para mover-se no espaço, o corpo reage com a redução da síntese protéica;A perda de densidade óssea é mesma coisa – na baixa gravidade, o corpo para de produzir células, podendo fazer com que a massa dos ossos caia cerca de 1% ao mês;Além disso, o corpo também para de produzir sangue. Em microgravidade, o cérebro recebe um fluxo de sangue maior que o normal, que é entendido como excesso de sangue, reduzindo a quantidade produzida e atrofiando o coração;Quando estão em órbita, os astronautas também podem perder a sensibilidade da pele, o tato, e o paladar e o olfato também podem ficar menos apurados.

No vídeo, é possível ver o taikonauta Deng Qingming fazendo exercícios em uma máquina de ciclismo que pode ser usada tanto para os membros inferiores quanto superiores. Seus companheiros da missão Shenzhou-15, Fei Junlong e Zhang Lu, também são vistos fazendo exercícios como remo, agachamento, esteira e puxada em equipamentos.

Leia mais:

Estação espacial Tiangong será aberta para turismo, diz governo da ChinaChina pisará na Lua em voo tripuladoChina revela os recordes alcançados nas missões espaciais de 2022

Os aparelhos estão localizados no módulo experimental Mengtian da estação espacial e ajudam os taikonautas a fortalecer seus músculos e ossos afetados pela microgravidade.

A missão Shenzhou-15 foi lançada para a estação espacial Tiangong em 29 de novembro de 2022, e os taikonautas devem passar cerca de 180 dias em órbita. Na última quinta-feira (9), Fei Junlong e Zhang Lu fizeram a primeira caminhada espacial da missão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Mantendo o shape em baixa gravidade: saiba como os taikonautas fazem exercícios em órbita apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *