Prova de vida do INSS 2023: veja o que mudou e como não perder sua aposentadoria

A prova de vida do INSS está mais inteligente. A partir deste ano, aposentados e pensionistas não precisarão ir a uma agência bancária ou usar o aplicativo Meu INSS para comprovarem que estão vivos. Agora, o órgão público verificará isso proativamente com informações de bancos de dados do Governo, como comprovante de vacinação, renovação de documentos, entre outros.

O que é a prova de vida?

A prova de vida é um recurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para garantir que o beneficiário está vivo e evitar fraudes no sistema.

Desde 2020, o INSS utiliza o reconhecimento facial para fazer a prova de vida. Imagem: aslysun / Shutterstock

Até 2022, o procedimento era feito anualmente de forma presencial nos bancos ou com reconhecimento facial pelo aplicativo Meu INSS.

Leia também:

Como se cadastrar para receber o Bolsa Família (Auxílio Brasil)Telefone popular: o que é e quem tem direito?Saiba como solicitar o Cartão Cidadão

Como será a prova de vida em 2023

A partir deste ano, a prova de vida será feita automaticamente para muitos dos cerca de 17 milhões de beneficiários.

Veja quais dados o INSS poderá utilizar:

Comprovante de vacinação;Comparecimento nas eleições;Emissão ou renovação de documentos oficiais que necessitem do comparecimento presencial ou de reconhecimento biométrico, como: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte e alistamento militar;Recebimento de benefício com uso do reconhecimento biométrico;Declaração de Imposto de Renda – como titular ou dependente;Atualizações no CadÚnico feitas pelo responsável da família;Acesso a sites e aplicativos do Governo Federal via conta Gov.br com selo ouro ou outros sistemas que possuam certificação e controle de acesso;Aquisição de empréstimo consignado com uso do reconhecimento facial;Atendimento presencial nas agências do INSS ou com uso do reconhecimento biométrico em bancos e outras instituições parceiras;Perícia médica por telemedicina ou presencial;Atendimento médico no sistema público de saúde ou em rede conveniada;Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou de segurança pública.

Posso perder a aposentadoria?

Sim, você pode perder seu benefício caso a prova de vida não seja concluída. Mas, isso não vai acontecer repentinamente. Veja como será feita a suspensão do benefício.

Se receber um aviso pelo app Meu INSS, faça sua prova de vida assim que possível. Imagem: rafastockbr / Shutterstock

Primeiro, você será notificado pelo app Meu INSS ou pela Central 135. Outro caminho é o aviso pelo banco em que recebe o benefício. Após a notificação, você terá 60 dias para fazer a prova de vida. Por fim, caso nenhuma ação seja identificada na base de dados, um servidor do INSS tentará localizá-lo.

Daí, caso não haja sinal do beneficiário ou não seja possível encontrá-lo nos endereços informados nas bases de dados do INSS, o segurado receberá uma nova notificação informando que o benefício será bloqueado pelo prazo de 30 dias. Após seis meses de suspensão, será cancelado.

Como até os registros médicos são utilizados para realizar a prova de vida, dificilmente acontecerá algo contigo sem que o INSS saiba.

Como fazer a prova de vida pelo celular

Tempo necessário: 5 minutos.

Como você viu, agora não é mais necessário ir até uma agência bancária ou fazer a prova de vida pelo celular. Mas, se ainda assim você quiser, pode. Veja a seguir como fazer o passo a passo.

Baixe o app Meu INSS (Android e iOS) e o app Gov.br (Android e iOS).

Você precisará dos dois aplicativos para fazer todo o tutorial.

Crie uma conta Gov.br.

Aprenda a criar sua conta neste outro tutorial caso você ainda não seja cadastrado na plataforma do governo.

Entre no app Meu INSS.

Faça login com sua conta Gov.br.

Role a página e clique no item “Prova de vida”.

Em seguida, toque em “Iniciar prova de vida” e verifique a mensagem para fazer a validação facial.

O app informará que você precisa entrar no app Gov.br para continuar o processo.

Assim, abra o aplicativo Gov.br e vá em “Autorizações”.

Clique na autorização pendente e faça o passo a passo solicitado pelo app.

Abra novamente o app Meu INSS.

Insira os dados dos documentos solicitados e permita que o aplicativo acesse a câmera do seu celular.

Siga o passo a passo descrito pelo programa até concluir o processo autenticação biométrica.

Por fim, toque novamente em “Prova de vida” para conferir se o processo foi realizado com sucesso.

Vale lembrar que existem bancos que oferecem o serviço pelo internet banking ou aplicativo. O procedimento é realizado por meio da biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com informações do INSS (1 e 2) e Uol.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Prova de vida do INSS 2023: veja o que mudou e como não perder sua aposentadoria apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *