The Last of Us: episódio 6 nos leva além do rio da morte

O episódio 6 de The Last of Us acaba de chegar à HBO e HBO Max, continuando a jornada de Joel e Ellie pelos Estados Unidos, em sua busca por Tommy e os Vagalumes.

ATENÇÃO: o texto abaixo contém spoilers do episódio 6 de The Last of Us.

Um flash da cena mais chocante do episódio anterior abre o episódio, logo após a abertura, com um corte nos levando para uma paisagem congelada e desconhecida, onde vemos o indicativo de que três meses se passaram.

Leia mais:

Rupert Grint, o Rony de Harry Potter, diz que atuar na franquia por 10 anos foi sufocanteOscar 2023: onde assistir aos indicados a melhor filme via streamingMulti+: aprenda a criar sua conta no streaming de R$ 7,90 e rival da Netflix

Após um momento de confusão em que tentamos nos localizar, Joel seguido de Ellie aparecem pela primeira vez no episódio, com um casal de desconhecidos que os fornecem instruções. Eles comentam sobre um rio, que todos os que atravessaram morreram ou nunca mais foram vistos.

Uma sequência de cenas que chamam a atenção incluem o momento em que Joel começa a se sentir mal, e uma longa conversa entre os dois durante a noite ao redor de uma fogueira. Ali, eles falam sobre o futuro, e o que gostariam de fazer. Enquanto Joel diz que quer cuidar de ovelhas, e não inclui Ellie em seus planos. Por outro lado, Ellie revela seu sonho de ser astronauta.

O relacionamento dos dois parece ter evoluído bastante nestes três meses em que ficamos sem acompanhá-los, e Ellie cobre a vigília de Joel quando ele adormece sem querer, e pede para ele ensiná-la a caçar. No entanto, tudo é interrompido quando eles percebem que cruzaram um rio, que pode ser o tal rio da morte citado pelo casal de desconhecidos.

Ao mesmo tempo, eles acabam cercados por pessoas com aparência de cowboys armados, e um momento tenso acontece, com Joel temendo pela vida de Ellie. Só que uma mulher, que depois conhecemos como Maria, parece reconhecer o nome de Joel após ele dizer que procura pelo irmão. Então, eles são levados para um vilarejo isolado do resto do mundo.

Imagem: HBO

É aí que Joel e Tommy se encontram, e vemos uma Ellie que não aparenta estar muito satisfeita com a situação. Será ciúmes, por Joel agora ter outra pessoa com quem se importa além dela? Ou medo do desconhecido, por entender que a missão dos dois terminou? Afinal, o objetivo era levar Ellie até Tommy.

O lugar isolado se trata de uma comuna camuflada de um lugar perigoso, pois eles espalham corpos para não atrair caçadores ou interessados no lugar. Embora os irmãos aparentem ter uma boa relação, Joel a princípio mente para Tommy sobre o destino de Tess, e também sobre Ellie.

Apesar de terem encontrado Tommy, os Vagalumes não estão por perto, e ele revela que o grupo estaria no Colorado. Joel tenta fazer Tommy assumir a missão, mas ele se recusa, e revela que Maria está grávida. Logo em seguida, vemos Joel ter outro episódio enquanto vê uma jovem de costas parecida com sua filha, Sarah.

Também sobre Sarah, outro momento importante acontece ali: Ellie descobre a história da filha de Joel, que ele desconhecia. Sem o conhecimento de Ellie, Joel conta a história da menina e revela sobre suas crises de pânico, se mostrando mais vulnerável do que nunca ao implorar para que Tommy assuma sua missão de levar Ellie aos Vagalumes.

Quem não fica nada satisfeita com isso é Ellie, que briga com Joel e revela aquele medo que contou a Sam no episódio anterior: o de ficar sozinha. Ela conta como Joel era a única pessoa com quem ela se importava que não a abandonou ou morreu.

Embora pareça que os dois vão seguir caminhos separados, Joel aparece de última hora quando Ellie está prestes a partir com Tommy, e diz que ela pode escolher entre ir com ele ou o irmão. Sem hesitar, Ellie escolhe seguir com Joel. Apesar da briga, o que foi dito parece ter unido os dois ainda mais, com a dupla continuando sua jornada, agora em direção ao Colorado.

No caminho, Joel parece ter aceitado seu papel como não apenas um protetor para ela, mas algo parecido com um pai. Em meio a lindas paisagens, ele a ensina a caçar, fala sobre sua profissão, a ensina sobre coisas como as regras do futebol americano e revela que queria ser cantor quando criança.

Ao chegar ao destino, eles percebem que os Vagalumes aparentemente foram embora, e apesar de o risco de infectados causar medo, são os humanos quem aparecem para estragar as coisas. Joel e Ellie são atacados por um membro do grupo, e embora Joel o mate, ele acaba ferido no processo. Apesar de conseguirem fugir, as coisas não parecem nada bem quando Joel desmaia e cai do cavalo, deixando Ellie desesperada pelo futuro. Afinal, tudo o que ela não quer, é ficar sozinha.

O episódio 6, apesar da presença de Tommy, é muito mais sobre Joel e Ellie, e como o relacionamento dos dois evolui de um contrabandista e sua carga, para Joel entendendo que ela importa para ele e ele também importa para ela.

Apesar do final tenso, e outras cenas em que tememos pela vida da dupla, o episódio foca muito nos personagens e no desenvolvimento de suas relações. Por um lado, vemos que Ellie se incomoda por Joel não a querer por perto e fingir tratá-la apenas como um pacote, por outro, Joel demonstra sentir muito medo, em mais uma atuação brilhante de Pedro Pascal.

Outro grande destaque do episódio é a fotografia e os cenários, assim como o roteiro, visto que os diálogos são um ponto muito forte.

O episódio 7 de The Last of Us chega à HBO e HBO Max no próximo domingo (26) às 23h. Todos os episódios já lançados estão na HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post The Last of Us: episódio 6 nos leva além do rio da morte apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *