Vaca louca: não há risco de consumir carne bovina no Brasil, afirma ministro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou na noite desta quarta-feira (22) que não há risco de contaminação de vaca louca na carne bovina vendida nos mercados e consumida no Brasil.

Posso garantir à população brasileira que não se preocupe com relação ao consumo de carne bovina. Em hipótese alguma (…)

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, em entrevista à emissora CNN Brasil.

Veja também:

Como renovar a carteira de motorista onlineVeja quais são as principais mudanças no corpo durante a gravidezNova esperança? Procedimento de alto risco cura paciente que tinha HIV

Caso de vaca louca foi registrado no Pará

Um único caso do ‘mal da vaca louca’ foi registrada em uma propriedade que fica em Marabá, no Pará.A doença infectou um animal de 9 anos, que foi abatido e teve a carcaça incinerada, informa o governo federal.Desde então, nenhum outro — dos cerca de 60 criados no mesmo rebanho —, foram abatidos ou vendidos no mercado. O governo já comunicou o diagnóstico à Organização Mundial de Saúde Animal e enviou amostras para testes em um laboratório no Canadá. O objetivo é saber se o caso apareceu “espontaneamente na natureza”, o que, se for confirmado, confirma que não há risco de disseminação para humanos e mais animais.O Brasil nunca registrou casos clássicos de vaca louca, ou seja, aqueles provocados por ingestão de carnes ou ossos contaminados pela doença.

Por precaução, a exportação de carne bovina para a China foi paralisada. O Ministério da Agricultura diz que a decisão, no entanto, pode ser revertida em breve. A previsão para retomar o comércio é até o fim de março, espera Fávaro, antes da visita oficial do presidente Lula à China.

Vale lembrar que em 2021 também foram registrados casos espontâneos da doença no Brasil, só que nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Ainda assim, na época a China decidiu suspender a compra de carne bovina brasileira por três meses.

O ministro vai se reunir nesta quinta-feira (23) com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir o caso. 

Imagem principal: Natalliaskn/Shutterstock

Com informações da CNN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vaca louca: não há risco de consumir carne bovina no Brasil, afirma ministro apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *