Nave que sofreu vazamento na Estação Espacial vai desacoplar; assista

A cápsula Soyuz danificada após um vazamento em seu sistema de refrigeração, supostamente causado pelo impacto de um micrometeorito, vai finalmente começar seu retorno à Terra na manhã desta terça-feira (28).

Em dezembro, a nave deveria ter saído da Estação Espacial Internacional (ISS) com três astronautas a bordo, mas o problema fez com que a tripulação precisasse permanecer mais tempo no espaço, com parte dos astronautas ficando lá até setembro deste ano e retornando com a Soyuz MS-23, após cerca de 9 meses no espaço. 

Com os astronautas já com data de retorno, a Roscosmos agora vai trazer a cápsula danificada de volta, o tempo foi necessário para que todo o componente de resfriamento que vazou saísse do compartimento. No retorno, a Soyuz chega sem tripulação.

“Cerca de 218 quilos de cargas, incluindo os resultados de experimentos científicos e equipamentos da ISS para análise ou reutilização, devem ser devolvidos à Terra na Soyuz MS-22”, disseram funcionários da Roscosmos de acordo com uma reportagem da TASS .(abre em nova aba).

Leia mais:

Mais uma espaçonave russa sofre vazamento na ISSComo é viver na Estação Espacial Internacional?Como é a Estação Espacial Internacional por dentro?

O desacoplamento da ISS está marcado para às 6h57 (horário de Brasília) e vai ser transmitido online pela NASA TV. A cápsula, se tiver um retorno bem-sucedido, vai pousar no Cazaquistão por volta das 8h30. A nave vai voltar vazia pois, por conta do vazamento, não é possível garantir a segurança da tripulação em seu interior, ela só seria usada caso fosse necessária uma evacuação emergencial. Neste caso, uma operação garantiria o retorno de um dos astronautas na nave Crew-6, da SpaceX, para reduzir o risco de uma tripulação cheia em um dispositivo sem a totalidade de seu sistema de refrigeração para reentrada.

Vazamento na Soyuz direto da ISS

Em 14 de dezembro, um intenso vazamento de líquido de refrigeração foi identificado na cápsula Soyuz MS-22;Suspeita-se que a causa seja o impacto de um meteoroide;A nave está ancorada na Estação Espacial Internacional desde setembro de 2022, quando chegou com dois cosmonautas russos e um astronauta dos EUA;A Rússia divulgou a primeira foto do ponto de vazamento;Por causa do incidente, uma nova espaçonave Soyuz foi lançada para buscar os tripulantes; o retorno deve ocorrer possivelmente em setembro.

Imagem compartilhada no Telegram pela agência espacial russa, Roscosmos, mostrando o ponto de um vazamento de líquido refrigerador causado por um suposto choque de meteoroide. Crédito: Roscosmos via Telegram

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Nave que sofreu vazamento na Estação Espacial vai desacoplar; assista apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *