Justiça obriga GitHub a identificar quem vazou código-fonte do Twitter

A polêmica envolvendo o vazamento de código-fonte do Twitter foi parar na justiça. A empresa de Elon Musk solicita que o GitHub revele a identidade do responsável por compartilhar dados confidenciais na rede colaborativa usada no mundo todo por programadores.

Agora, o pedido do Twitter foi atendido. Na Califórnia, o Tribunal Distrital emitiu uma intimação que obriga o serviço a divulgar os dados do usuário “FreeSpeech Enthusiast”, responsável pela postagem do código, incluindo “nome, endereço, número(s) de telefone, endereço(s) de e-mail, dados de perfil nas redes sociais e endereços de IP”.

Leia mais:

Twitter tem ‘lista VIP’ secreta de usuáriosTwitter promove conteúdo extremista na página “Para Você”Conheça 5 redes sociais alternativas ao Twitter

Relembre o caso

Esta semana, o vazamento de partes do código-fonte do Twitter foi notícia aqui no Olhar Digital. Segundo o The New York Times, os dados compartilhados no GitHub incluíam “código fonte proprietário e ferramentas internas” da rede social.Na última sexta-feira (24), o GitHub disse que removeu o conteúdo.O código ficou disponível online por vários meses e os executivos da empresa só tomaram conhecimento do vazamento recentemente.Uma das preocupações é que o código vazado inclua vulnerabilidades de segurança que possam ser exploradas por hackers.

Fontes internas ouvidas pelo The New York Times dizem que os executivos do Twitter suspeitam que o vazamento partiu de um ex-funcionário descontente com as últimas reviravoltas e demissões adotadas por Elon Musk desde que assumiu o controle da empresa.

Dependendo das informações fornecidas, o Twitter poderá determinar ainda se o código-fonte partiu de um ou mais funcionários demitidos pelo empresário multibilionário no ano passado.

Por fim, a justiça americana pede ainda que o GitHub identifique usuários que “postaram, carregaram, baixaram ou modificaram os dados”. A plataforma tem até a próxima segunda-feita, 3 de abril, para se manifestar e produzir os dados referidos.

Imagem principal: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock

Via: Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Justiça obriga GitHub a identificar quem vazou código-fonte do Twitter apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *