Segredos de cidade submersa revelados na Itália

Estruturas submersas de uma vila luxuosa na Itália foram encontradas nas ruínas da cidade perdida de Baiae, que afundou parcialmente no fim do século VIII por conta da atividade vulcânica na região.

As estruturas estavam embaixo d´água há pelo menos mil anosA região encontrada provavelmente era visitada pela elite da cidade imperialColunas com mais de 60 metros de altura e piso de mármore fazem parte do cenário

Cidade submersa italiana

De acordo com os pesquisadores, durante o auge do Império Romano, o lugar era luxuoso, uma espécie de paraíso no litoral italiano visitado pela elite da época. Não à toa, Baiae é chamada de “Las Vegas do mundo antigo.”

Colunas de mármore caídas foram recentemente identificadas na pesquisa. Crédito da imagem: NAUMACOS

Leia mais:

5 cidades perdidas que emergiram do passadoCidade submersa de 3.400 anos ressurge após seca atingir o Rio Tigre, no IraqueCientistas descobrem estrutura parecida com uma estrada sob o oceano

Outras antigas relíquias já foram encontradas na região. A nova pesquisa descobriu uma área de 80 metros de comprimento que já foi composta por várias salas que agora estão desaparecidas.

No mesmo local, em 2013, foi encontrada uma imponente estátua, que só agora foi confirmada como sendo do deus Apolo. Ela está passando por um processo de restauração antes de ser exposta.

A cidade perdida ficava a poucos passos do Monte Vesúvio, o infame vulcão que destruiu as cidades de Pompéia e Herculano. Foi justamente essa atividade do vulcão que causou o afundamento de parte do litoral. Felizmente, historiadores conseguiram reencontrar Baiae.

Colunas de mármore encontradas no local Crédito da imagem: NAUMACOS

Atlântida? Cidade perdida no oceano pode ser encontrada

O mito de Atlântida surgiu há cerca de 2.500 anos em duas das obras de Platão. Nelas, a cidade perdida teria afundado no mar após perder uma guerra para Atenas. Apesar de que a ideia de que ela realmente tenha existido seja descartada pela ciência, pesquisadores acreditam que seria possível encontrar cidades perdidas submersas através de campos magnéticos.

A ideia foi sugerida pela Escola de Ciências Arqueológicas e Forenses da Universidade de Bradford, no Reino Unido, e não foi exatamente para encontrar Atlântida. Acredita-se que até o final da era glacial, cerca de 8 mil anos atrás, existia um continente que ligava a Grã-Bretanha à Europa Continental, até que um tsunami ou o derretimento das geleiras o colocou debaixo d’água. Veja tudo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal

O post Segredos de cidade submersa revelados na Itália apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *