Asteroide com mais de 300 metros de comprimento passa hoje pela Terra

Um asteroide gigante, com mais de 300 metros de comprimento, vai passar pela Terra nesta quarta-feira (26), de acordo com informações do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), da NASA.

Como noticiado pelo Olhar Digital na semana passada, apesar do tamanho, o 2006 HV5 não oferece riscos para o nosso planeta, já que vai passar a uma distância bastante segura.

Sua maior aproximação com a Terra será de 6,3 vezes a distância entre a Terra e a Lua ou 2,4 milhões de quilômetros. A velocidade que ela vai passar pelo planeta é de 62,6 mil quilômetros por hora, 22 vezes mais rápido que uma bala.

Como surgiu esse asteroide?

Os asteroides muitas vezes são pedaços de planetas que não concluíram sua formação no início do sistema solar e em grande maioria estão localizados no Cinturão de Asteróides Principal, entre Marte e Júpiter. No entanto, por serem pequenos objetos, podem facilmente ter sua órbita alterada pelo campo gravitacional de objetos maiores, como Júpiter, ou são fragmentos que colidiram e que acabaram sendo ejetados.

Leia mais:

Assassino de dinossauros teria “irmão” que abriu cratera na ÁfricaAsteroide que matou dinossauros causou incêndios devastadoresPesquisadores podem ter encontrado fragmentos do asteroide que extinguiu os dinossauros

O 2006 HV5 foi uma das rochas espaciais que teve sua órbita alterada e se tornou um dos 31 mil corpos já descobertos que passam a menos de 48 milhões de quilômetros da órbita terrestre, ou objetos próximos à Terra (NEOs). 

Atualmente, já existem tecnologias para evitar que o asteroide colida com a Terra. No ano passado, a NASA realizou a missão de testes DART, onde uma espaçonave se chocou propositalmente com um asteroide para alterar a sua rota. Recentemente, uma série de artigos foram publicados comprovando a eficácia da missão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Asteroide com mais de 300 metros de comprimento passa hoje pela Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *