Motoristas poderão pagar multas por Pix e cartão de crédito

Uma multa de trânsito nunca é algo simples de se resolver. Para facilitar a vida do motorista, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que permite o pagamento das infrações por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

Leia mais:

Como consultar infrações pela Carteira Digital de TrânsitoCom aplicativo, dá para pagar multa de trânsito com desconto de até 40%; saiba comoSaiba como usar a habilitação no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito

Medida não se aplica a todas as multas

As multas que serão aceitas nessa nova modalidade são as emitidas por órgãos federais. Estão entre eles a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT).Cobranças municipais e estaduais ficam de fora.Atualmente, os pagamentos são feitos exclusivamente pela emissão de uma guia de recolhimento da União (GRU).A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas, quando for, vai permitir a ampliação das formas de pagamento.

Forma de pagamento

Para o secretário-executivo do Ministério de Transportes, George Santoro, a medida vem na intenção de otimizar o tempo e facilitar a vida dos motoristas.

O Governo Federal trabalha por mais digitalização, mais fiscalização e menos mortes e acidentes. O cidadão terá mais facilidade, eficiência no serviço e otimização de tempo, pois não terá somente a opção realizar o pagamento via guia de recolhimento.

George Santoro

O pagamento será feito através da plataforma digital PagTesouro, um programa que faz parte da Secretaria de Tesouro Nacional (STN) em conjunto com o Ministério da Economia.

Usuários poderão pagar multas de trânsito pelo PagTesouro (Foto: Foto: PagTesouro/Governo Federal)

PagTesouro

A ferramenta foi criada pelo Decreto 10.494/2020 e permitia que custas judiciais, como a emissão de passaportes, aluguéis de imóveis públicos, multas federais e serviços administrativos fossem pagos de diferentes formas que não o GRU.

Apesar de só estar disponível para as infrações federais, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, acredita que é uma questão de tempo e que logo os órgãos locais de trânsito também vão aderir à plataforma.

A expectativa é que os departamentos de trânsitos em todo o país possam se espelhar nessa decisão e possibilitem a ampliação desse serviço para os motoristas locais.

Adrualdo Catão

O decreto deve ser publicado ainda essa semana.

Com informações de AutoEsporte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Motoristas poderão pagar multas por Pix e cartão de crédito apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *