Casa Branca convoca Google e Microsoft para discutir riscos da IA  

Os executivos-chefes da Alphabet (Google), Microsoft, OpenAI e Anthropic, foram convocados para uma reunião de Alto Escalão na quinta-feira (4) na Casa Branca. Conforme relatado pela Reuters, o encontro visa abordar os riscos da inteligência artificial (IA) e como as big techs estão lidando com isso.

Para o governo dos EUA, o avanço da IA inclui violações de privacidade, preconceito e preocupações de golpes e desinformação; Em abril, o presidente Joe Biden sinalizou incertezas dizendo que ainda não se sabe se a IA é perigosa, mas destacou que a responsabilidade de garantir produtos seguros é das empresas de tecnologia; O convite enviado às companhias diz que a “expectativa do presidente Joe Biden é que empresas como a sua devem garantir que seus produtos sejam seguros antes de disponibilizá-los ao público”. 

Leia mais! 

Legislação brasileira pode impedir avanço da inteligência artificial?Big techs estão substituindo humanos por IA?IBM interrompe contratações de cargos que podem ser substituídos por IA

Vale lembrar que o governo americano informou recentemente que iria começar a verificar como as empresas estão usando a inteligência artificial na gestão de seus funcionários. 

A Casa Branca emitiu um comunicado pedindo que colaboradores de todos os setores forneçam informações sobre como as ferramentas automatizadas e de inteligência artificial estão afetando seu trabalho — o objetivo também é entender se o uso da IA para monitoramento de trabalhadores, por exemplo, está prejudicando a saúde mental. 

O país apresentou também um projeto de lei que quer identificar deficiências na supervisão regulatória da tecnologia e recomendar ajustes. O projeto criaria uma força-tarefa para examinar as políticas dos Estados Unidos sobre a IA. A chamada Força-Tarefa de IA dos EUA funcionaria por 18 meses, emitiria um relatório final e depois seria encerrada. 

O ChatGPT é um chatbot que oferece respostas as perguntas de usuários naturalmente, como se fosse humano. Seu poder de criatividade é um dos impulsionadores da plataforma, que com crescimento exponencial (e alguns problemas) chamou atenção de legisladores de vários países.

O aplicativo de consumo se tornou o mais rápido em crescimento na história, com mais de 100 milhões de usuários ativos mensais em curto tempo. 

Com informações da Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Casa Branca convoca Google e Microsoft para discutir riscos da IA   apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *