Chefe do TikTok nos EUA deixará a empresa 

O TikTok anunciou que seu Chefe de Confiança e Segurança nos Estados Unidos, Eric Han, deixará a empresa após quatro anos no comando da plataforma no país. Segundo comunicado, a partir de 12 de maio o executivo não fará mais parte do quadro de funcionários. 

Han entrou na empresa em 2019 e dirigia a US Data Security (USDS), divisão criada para armazenar dados dos EUA em servidores controlados no território pela Oracle — estratégia foi implementada pelo TikTok para apaziguar preocupações de segurança de dados de americanos. 

Leia mais! 

Efeito TikTok: EUA definem novos esforços para proteger dadosO que acontece quando você denuncia um vídeo no TikTok?5 motivos para se preocupar com o TikTok

Partida ocorre bem enquanto a rede social enfrenta risco de banimento nos EUA. Não ficou claro se o executivo optou pela saída da empresa ou se o corte faz parte de mais alguma medida do TikTok para atender as demandas do governo americano. 

Nos últimos quatro anos, Eric ajudou a proteger nossa comunidade nos Estados Unidos em um estágio incrível de crescimento. Continuamos dedicados a manter nossos compromissos com a comunidade TikTok — tanto nos EUA quanto em todo o mundo — enquanto continuamos a investir em confiança e segurança como a base desses esforços.

Andy Bonillo, gerente geral interino do USDS do TikTok. 

Atualmente, o destino do TikTok é incerto. Os EUA discutem há alguns meses projeto de lei que bane definitivamente a plataforma do país. Recentemente, em decisão histórica, o estado de Montana aprovou a regra na região, se tornando a primeira a proibir totalmente o app. 

No mês passado, senadores propuseram também a Lei Restritiva, que visa dar ao Departamento de Comércio poder para bloquear transações envolvendo tecnologias estrangeiras que representam riscos à segurança nacional.

O projeto afeta diretamente o TikTok, já que o atual conflito ocorre pelos EUA acreditarem que o processo de coleta de dados da rede social traz riscos por poder entregar informações privilegiadas ao governo chinês. 

O TikTok nega que use dados dos EUA indevidamente e já disse que não faria isso nem que o governo chinês pedisse. As propostas seguem no Congresso.

Com informações do The Verge e Reuters 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Chefe do TikTok nos EUA deixará a empresa  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *