EUA lançam plano milionário para promover IA ética

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (4) um plano que visa financiar, orientar e promover a ética no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos EUA. As ações incluem um investimento de US$ 140 milhões da National Science Foundation para lançar sete novos Institutos Nacionais de Pesquisa em IA (NAIR), aumentando o número total de instalações dedicadas para 25 em todo o país. 

Além disso: 

O governo sinalizou que Google, Microsoft, Nvidia, OpenAI e outras empresas concordaram em permitir que seus modelos de linguagem sejam avaliados publicamente durante a Def Con deste ano (em agosto), uma das maiores convenções hacker do mundo;Detalhes da avaliação da Def Con não foram especificados, mas a gestão disse que “permitirá que esses modelos sejam avaliados minuciosamente por milhares de parceiros da comunidade e especialistas em IA”; O anúncio ocorre horas antes do governo de Joe Biden se reunir com os executivos-chefes da Alphabet (Google), Microsoft, OpenAI e Anthropic. O encontro irá abordar os riscos da IA e como as big techs estão lidando com isso. 

Leia mais! 

Uso de IA por empresas é discutido nos EUA; entendaLegislação brasileira pode impedir avanço da inteligência artificial?Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA

Essas medidas se baseiam no forte histórico de liderança do governo para garantir que a tecnologia melhore a vida do povo americano e abrem novos caminhos no esforço contínuo do governo federal para promover uma abordagem coesa e abrangente para os riscos e oportunidades relacionados à IA. 

Governo dos EUA à imprensa. 

Vale lembrar que o primeiro passo do governo dos EUA para regular a IA foi dado no ano passado com o projeto Declaração de Direitos da IA. A proposta descrevia uma estrutura para o uso da tecnologia pelos setores público e privado, incentivando principalmente a proteção da privacidade. 

Recentemente, a Chefe da Comissão Federal de Comércio (FTC), Lina Khan, também reforçou via artigo divulgado no The New York Times que o regulador irá usar a aplicação de leis existentes para controlar os riscos da IA no que diz respeito ao mercado. Para o órgão, a tecnologia pode aumentar o poder de empresas e elevar o nível de fraudes. 

Com informações do The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post EUA lançam plano milionário para promover IA ética apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *