Tá na moda? Geração Z está trocando smartphones por telefones velhos

Parece que uma nova tendência está tomando conta da Geração Z nos Estados Unidos. Por lá, um post do Reddit sobre “telefones burros” (o contrário dos smartphones, os “telefones inteligentes”) fez sucesso, ao mesmo tempo em que, segundo um relatório da CNBC, a venda de “flip phones” está aumentando no país.

Não é uma novidade que a estética dos anos 2000 voltou de vez – visuais da época e até câmeras analógicas têm ressurgido entre os mais jovens. Mas parece que, indo no sentido contrário da dependência tecnológica dos dias atuais, a Geração Z está realmente desapegando dos smartphones e aderindo aos telefones “burros”. Um artigo da Fast Company propôs alguns motivos para isso.

Leia mais:

A volta das câmeras digitais pelos jovensTikTok pode impactar na saúde mental dos usuários; entendaComo saber em qual streaming está o seu filme ou série favorita

Nostalgia

O primeiro motivo para explicar essa tendência pode ser a nostalgia;Esse sentimento envolve se reconectar com momentos e emoções boas de tempos que já passaram, normalmente em um passado idealizado;Profissionais do marketing já perceberam isso: a nostalgia é um jeito poderoso de evocar emoções, e o campo da divulgação se aproveitou disso como uma estratégia de venda;Inclusive, vários pesquisadores mostraram que a conexão advinda da nostalgia pode fazer consumidores pagarem mais, aumentar laços com a marca, engajar digitalmente e aumentar a intenção de compra;Essa estratégia pode atingir tanto os mais jovens – que têm a ideia de um passo idealizado, a partir de filmes e séries, por exemplo – quanto as pessoas que realmente viveram esses períodos;Esse pode ser um dos motivos pelos quais as vendas dos “telefones flip” aumentaram.

Cá entre nós: a tendência dificilmente deve pegar por aqui (Imagem: Shutterstock)

Desintoxicação digital

Em um mundo conectado a todo o momento – e principalmente com a popularização do trabalho remoto e das mídias sociais -, a busca por uma desintoxicação digital também pode ser um dos motivos.

O uso excessivo dos smartphones pode ter efeitos colaterais, como a interrupção ou má qualidade do sono, problemas de visão e na coluna ou no pescoço, aumento dos níveis de ansiedade e estresse, e perda de atenção.

Desconectar parcialmente ou por completo desses dispositivos, com o uso de celulares antigos, por exemplo, pode ajudar a diminuir o tempo de uso e de exposição a agentes causadores de estresse.

Privacidade

Outro ponto pode ser as violações de privacidade. É quase impossível limitar todos os recursos avançados dos celular – câmera, GPS e aplicativos do dia a dia que armazenam dados pessoais -, e as pessoas têm se preocupado mais com isso.

Não só pelo uso indevido dessas informações, como para a personalização de anúncios, mas também como o risco de vazamento de dados. Para isso, os telefones flip, sem esses recursos avançados, também são uma boa saída.

Flip phones foram populares até os anos 2000, antes da chegada da Apple (Imagem: Shutterstock)

Smartphones vão sumir entre os jovens?

A resposta parece óbvia: não. Entre altos e baixos, as vendas de smartphones continuam e irão continuar.

A busca por alternativas ao mundo hiperconectado pode ser tendência atualmente, mas sua durabilidade ainda não é conhecida. O mais provável é que, futuramente, a busca seja pelo equilíbrio entre a tecnologia e formas saudáveis e seguras de consumi-las.

Com informações de Fast Company

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Tá na moda? Geração Z está trocando smartphones por telefones velhos apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *