Apple: em breve, o iPhone falará com a sua voz; entenda 

Que tal pedir uma ajuda para a Siri e receber a sua própria voz (ou algo parecido) na resposta? De acordo com o The Washington Post, isso é exatamente o que a Apple planeja, entre outras novidades de assistência de voz voltadas para a Acessibilidade.  

A companhia deve lançar até o fim desse ano o chamado Personal Voice, recurso de assistência de voz para iPhones, iPads e computadores Mac. A novidade não se trata de um novo app, sendo apenas uma atualização de software do iOS. 

Leia mais! 

Google Assistente, Apple Siri, Samsung Bixby e Amazon Alexa: qual o melhor?O que é e como funciona a Siri?Apple vai facilitar o comando para ativar a assistente digital Siri

Para ter a sua voz como assistente pessoal no iPhone (e outros dispositivos Apple) será preciso criar um modelo de voz pessoal. O processo é parecido com quando precisamos treinar o reconhecimento de voz para a Siri. A empresa explicou, no entanto, que neste caso serão necessários 15 minutos falando com o dispositivo para a IA captar os traços e tom da voz — o treinamento poderá ser realizado em etapas e compartilhado com todos os dispositivos Apple.

Siri
Créditos: Shutterstock

Outras novidades de voz da Apple 

Além do Personal Voice, a empresa também adiantou que deve chegar aos dispositivos Apple o Live Speech (Discurso ao vivo), o Assistive Access (Acesso Assistido) e o Point and Speak (Apontar e Falar). 

Live Speech: você poderá digitar frases e colocar o seu dispositivo Apple para ler em voz alta – aqui você pode escolher entre a tradicional voz da Siri ou a sua, caso tenha gravado seu Personal Voice. 

Frases ditas com frequência poderão ser salvas como atalho. Também será possível usar as frases prontas em chamadas pelo telefone e FaceTime. 

Assistive Access: projetado para usuários com deficiências cognitivas, o recurso remove todo o design do Início do iPhone e do iPad para oferecer às pessoas uma maneira mais simples de interagir com seus dispositivos. 

A intenção aqui é otimizar e centralizar principais aplicativos, além de dar a eles um visual maior, sendo mais fácil encontrá-los. A Apple considerou a função como um tipo de “modo iniciante para iPhone”. 

Point and Speak: o recurso estará acoplado ao Magnifier da Apple e fará exatamente o que diz no nome — aponte o dedo para algo na frente da câmera e o aplicativo lerá o texto que estiver próximo a ele. 

Como exemplo, a companhia descreveu uma pessoa indicando para o celular o texto escrito em botões de um micro-ondas. 

O recurso, no entanto, estará disponível apenas para dispositivos com um sensor LiDAR, por enquanto presente apenas nas últimas versões do iPhone e iPad Pro. 

Vale pontuar, claro, que as novas ferramentas não aposentam a Siri, sendo o Personal Voice apenas mais uma opção de personalização. A Apple não deu detalhes sobre quando exatamente os usuários receberão os novos recursos de voz, contudo, historicamente, novidades da Apple são lançadas durante o outono nos EUA — entre setembro e novembro. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Apple: em breve, o iPhone falará com a sua voz; entenda  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *