Guerra dos chips? Reino Unido anuncia investimento de 1 bilhão em semicondutores 

O Reino Unido anunciou um investimento de 1 bilhão de libras (1,3 bilhão de dólares) em seu setor de semicondutores para a próxima década. O valor, que será concentrado na área na qual a Grã-Bretanha se destaca, deve ajudar a construir uma “vantagem competitiva no cenário global”, segundo o primeiro-ministro Rishi Sunak. 

Resumo: 

As áreas de destaque no mercado de chips da Grã-Bretanha, segundo Sunak, vai de carros a smartphones e máquinas de lavar; O investimento foi criticado pela indústria, que considerou o valor pequeno ante aos US$ 52,7 bilhões dos EUA e 43 bilhões de euros (US$ 47 bilhões) proposto pela UE; O anúncio foi divulgado com um plano de estratégia para o desenvolvimento do setor no país, que foi bem recebido por empresas da área de semicondutores. 

Leia mais! 

Japão anuncia maior salto de investimento do mundo em semicondutoresChina está preocupada com restrições dos EUA no comércio de chipsChips são o novo petróleo

O anúncio do Reino Unido ocorre bem em meio à guerra de chips entre EUA e China, a qual o Japão também se juntou recentemente. Os países restringiram a venda de equipamentos de fabricação de chips para o exterior, visando controlar a exportação de tecnologia chave para a China. O Brasil parece também ter entrado no conflito, já que os EUA sinalizaram a múltiplos integrantes do governo Lula o interesse em promover investimentos na cadeia de semicondutores no país. 

Embora esteja focada em pesquisa e design por enquanto, a Grã-Bretanha disse que apoiaria outros investimentos na fabricação de chips ainda este ano. 

O que é a “guerra dos chips” entre os EUA e a China? 

Em outubro, os Estados Unidos proibiram empresas chinesas de comprar chips avançados e equipamentos de fabricação de chips sem licença. Eles também restringiram a capacidade dos cidadãos americanos de fornecer suporte para o desenvolvimento ou produção de chips em certas instalações na China.  

A Holanda também anunciou novas restrições às vendas no exterior de tecnologia de semicondutores, citando a necessidade de proteger a segurança nacional. 

A China criticou fortemente as restrições às exportações de tecnologia, afirmando que “se opõe firmemente” a tais medidas. Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, também criticou a mais recente medida do Japão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Guerra dos chips? Reino Unido anuncia investimento de 1 bilhão em semicondutores  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *