TikTok em Montana: usuários recorrem à Justiça para bloquear proibição 

Cinco usuários do TikTok em Montana abriram um processo para bloquear a nova proibição do estado à plataforma de propriedade chinesa. Aberta no Tribunal Distrital dos EUA, a ação nomeia o procurador-geral do estado, Austin Knudsen, o qual é acusado por fazer cumprir a lei. 

Resumo: 

O estado de Montana se tornou recentemente o primeiro dos EUA a banir totalmente o TikTok do território. O governador do estado, Greg Gianforte, assinou na quarta-feira (17) a legislação, oficializando a proibição, que começa a valer em 1° de janeiro de 2024; Os cinco usuários do app que abriram um processo contra a nova lei usam o TikTok para trabalho, atuando como criadores de conteúdo; Tanto para Knudsen quanto para Gianforte, republicanos, o TikTok é “uma ferramenta de espionagem do Partido Comunista Chinês que representa uma ameaça para todos os montanenses”. 

Leia mais! 

Áustria também banirá TikTok de celulares do governoComo saber quem deixou de seguir sua conta no TikTok5 motivos para se preocupar com o TikTok

O processo diz que os usuários acreditam que a lei viola seus direitos da Primeira Emenda. 

Montana não pode proibir seus residentes de ver ou postar no TikTok, assim como não pode proibir o Wall Street Journal por causa de quem é o dono ou das ideias que publica. 

Trecho do processo. 

Emily Flower, porta-voz de Knudsen, pontuou que o estado está pronto para esses processos judiciais. “Esperávamos um desafio legal e estamos totalmente preparados para defender a lei”. 

De acordo com a lei, o TikTok será multado por operar o aplicativo no estado em US$ 10 mil para cada violação individual e ainda enfrentará uma multa adicional de US$ 10 mil a cada dia em que a violação continuar. Os provedores de lojas de aplicativos, como Google e Apple, terão a mesma punição se o app da rede social estiver disponível para download em Montana. 

Mais grupos contra o banimento do TikTok em Montana 

Não apenas os usuários, mas grupos de liberdade de expressão reforçam que a medida fere a Primeira Emenda. A ByteDance, dona do app, também disse que a proibição “infringe os direitos da Primeira Emenda do povo de Montana ao banir ilegalmente o TikTok” e que “continuará trabalhando para defender os direitos de nossos usuários dentro e fora de Montana”.  

Não ficou claro se a empresa entrará com recursos contra a decisão. 

O TikTok enfrenta escrutínio nos EUA, na União Europeia (UE) e outros países por eles acreditarem que o processo de coleta de dados da plataforma pode trazer riscos à segurança nacional, entregando informações privilegiadas ao governo chinês, entre outros motivos — como os relacionados a dados de crianças. 

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post TikTok em Montana: usuários recorrem à Justiça para bloquear proibição  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *