Ministério da Saúde estuda incorporar IA no SUS

O Ministério da Saúde está estudando formas de incorporar Inteligência Artificial (IA) a serviços públicos de saúde, como no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é o que disse a secretária de Saúde Digital do Ministério, Ana Estela Haddad, ao GLOBO.

Leia mais:

Você confiaria em um médico baseado em IA?Conecte SUS: como consultar os resultados de exames e remédiosComo acessar sua carteira de vacinação no Conecte SUS

O que a secretária disse

Em entrevista ao jornal, Ana Estela Haddad afirmou que o Ministério está monitorando os avanços da IA.O que mais chamou a atenção da secretária na IA foram os resultados da leitura de exames e diagnósticos, análise de dados epidemiológicos e criação de um banco de dados.Para uma possível implementação no SUS, porém, a tecnologia precisa de uma legislação regulatória.A secretária afirmou que a pasta também está acompanhando a tramitação do PL de regulamentação da inteligência artificial, além de analisar os impactos das aplicações na área da saúde.O projeto de lei 2338/23 pretende regulamentar o uso de IA no Brasil no que diz respeito à segurança dos dados dos usuários. O PL está em tramitação no Senado desde o início deste maio, ainda sem previsão para ser votado.A Secretaria de Saúde Digital não tem data para implementar IA no sistema de saúde brasileiro.Outro desafio para isso, além da regulamentação, seria a necessidade de investimentos na inovação tecnológica.

IA no setor de saúde ainda passará por desafios no Brasil (Imagem: shutterstcok/sdecoret)

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério afirmou que o uso da IA na área da saúde pode aprimorar diagnósticos e tratamento de doenças, auxiliar no desenvolvimento de doenças e na realização de cirurgias mais precisas.

A modernização desses sistemas podem servir como instrumento para facilitar e melhorar o acesso da população vulnerável às ações e ao cuidado, além de auxiliar na construção de políticas públicas.

Ministério da Saúde, em nota

IA e saúde em outros países

Na China e nos Estados Unidos, a IA já está sendo utilizada como apoio médico na predição de riscos, análise de dados de pacientes e até atendimento.

Secretária acredita que a adoção da IA pode agilizar atendimentos no SUS (Imagem: metamorworks/iStock)

Ressalvas da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, tem ressalvas. O órgão está preocupado com o rápido avanço da tecnologia e, em comunicado, pediu cautela na adoção, que deve “proteger e prometer bem-estar humano, segurança e autonomia” acima de tudo.

Casos de informações incorretas ou enviesadas por parte das plataformas já foram registrados, e isso também merece atenção.

Com informações de O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ministério da Saúde estuda incorporar IA no SUS apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *