Fósseis de dinossauros na Austrália reescrevem a história do país

Desde que paleontólogos começaram a buscar por fósseis de dinossauros, os achados são extremamente raros na Austrália, o que intrigava cientistas. Agora, o país está revertendo a situação: diversas descobertas foram feitas por acaso nas últimas duas décadas. Uma deles, inclusive, ajudou a identificar um dos maiores animais já registrados, e foi encontrado por acidente no solo de uma fazenda local.

Leia mais:

Ossos de 86 mil anos mudam o que sabemos sobre a história humanaFóssil de dinossauro repatriado é apresentado no Brasil; confiraFósseis de dinossauro são encontrados por acidente em rodovia de SP

Fósseis de dinossauro

Bingo. Anos se passaram até que os profissionais começassem a encontrar vestígios de dinossauros na Austrália. A comunidade paleontológica chegou até a aceitar que eles eram raros por lá.

Antes dessas descobertas começarem a sair do centro-oeste de Queensland, os dinossauros australianos eram absolutamente, extraordinariamente raros.

 Matt Lamanna, paleontólogo do Carnegie Museum of Natural History, em Pittsburgh

Agora, tudo mudou e eles os encontram até sem procurar.

Por acidente, um achado mudou todo o rumo da paleontologia na Austrália (Foto: Australian Age of Dinosaurs)

Descobertas na Austrália

Segundo os cientistas, o quadro começou a mudar em 1999, quando David Elliot, um fazendeiro da região de Winton, na Austrália, encontrou fósseis em sua fazenda.Apesar de a comunidade local encontrar diversos vestígios com certa frequência, era incomum que eles alertassem paleontólogos ou geólogos.Quando Elliot o fez, dois anos depois da descoberta, mudou a compreensão dos profissionais na Austrália.O fazendeiro sabia que, de onde veio o primeiro, tinham mais fósseis e assim aconteceu: uma escavação encontrou ossos a um metro e meio de profundidade abaixo da terra da propriedade.

O acervo de David Elliot se tornou um museu de referência (Foto: Australian Age of Dinosaurs)

Acervo

A descoberta de Elliot mudou a forma com que os paleontólogos procuravam por fósseis na Austrália. Se antes eles não encontravam nada, bastava cavar um pouco mais.Mais vestígios foram achados na fazenda e David Elliot montou seu próprio acervo, que mais tarde se tornou a ONG Australian Age of Dinosaurs. Ele se tornou referência no local, sendo procurado por outras pessoas que encontravam ossos antigos.Assim, partindo de um pequeno achado em uma fazenda local, um dos maiores dinossauros do mundo foi descoberto.Agora, até paleontólogos amadores, turistas e moradores curiosos pagam para participar das escavações como voluntários. Foi quase como se eles tivessem surgido “do nada” e o turismo parece uma nova possibilidade para o país.

Com informações de The New York Times

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Fósseis de dinossauros na Austrália reescrevem a história do país apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *