James Webb detecta carbono, essencial para a vida, pela primeira vez no espaço

Cientistas detectaram pela primeira vez uma molécula de carbono, essencial para a existência de vida, no espaço. A descoberta histórica foi feita usando dados do Telescópio Espacial James Webb, como anunciou a NASA nesta segunda-feira (26).

O que foi descoberto?

Os cientistas descobriram a molécula conhecida como  cátion metil, presente nas formações de vida baseadas em carbono.

Onde estava? 

A molécula foi vista em um disco protoplanetário a cerca de 1.350 anos-luz de distância da Terra, na região da Nebulosa de Orion. 

Leia mais:

Astrônomos encontram cometas “perdidos” no Cinturão de AsteroidesExoplaneta gigante e com tempestades de areia é visto pelo James Webb“Júpiter quente” é descoberto pelo James Webb

Carbono fundamental para a vida

Toda a vida conhecida hoje tem o carbono como base. Por isso, os resultados, apesar de iniciais, são considerados fundamentais para as pesquisas de vida fora da Terra. 

“Essa detecção não apenas valida a incrível sensibilidade do Webb, mas também confirma a postulada importância central do CH 3 + na química interestelar”, disse Marie-Aline Martin-Drumel, da Universidade de Paris-Saclay, na França, membro da equipe científica.

em atualização…

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post James Webb detecta carbono, essencial para a vida, pela primeira vez no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *