Equipe de Fórmula E é multada por usar tecnologia ‘trapaceira’; entenda

No último final de semana, a qualificação da Fórmula E para a prova de Portland, nos EUA, ficou marcada por um fato curioso. A equipe DS Penske foi flagrada usando um scanner ilegal na entrada do box.

Segundo os comissários da FIA, o dispositivo podia coletar dados de outros carros, dando vantagem para o time sobre os concorrentes.

Leia mais:

Como o carro elétrico da Fórmula E pode tirar o freio do seu veículoKit de direção com motor elétrico da Lucid está em todos os carros da Fórmula EMás notícias para quem sonhava com o fusca elétrico

O que aconteceu:

A FIA diz que os comissários foram avisados sobre “um equipamento de leitura RFID” instalado na entrada do pit lane “capaz de coletar dados de todos os carros” em tempo real.Como resultado, a Penske recebeu multa de 25 mil euros (pouco mais de R$ 131 mil na cotação atual).Segundo a Federação Internacional de Automobilismo, é proibido “instalar ou colocar qualquer equipamento no pit lane”.Os pilotos da equipe, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, também foram penalizados e largaram do box no último sábado (24) — tiveram que esperar todos os carros passarem pelo pit lane para largar.Chips RFID são usados ​​em pneus de Fórmula E principalmente para rastrear a condição dos pneus, incluindo temperatura e pressão, informa o Tyrepress).

“A coleta de dados por esse método fornece muitas informações ao concorrente, o que é uma vantagem enorme e injusta”, diz o comunicado da federação.

Mais tarde, a equipe justificou que usou o equipamento apenas para ver quais pneus as outras equipes estavam usando. No fim, a “trapaça” custou caro.

Vale destacar que a temporada 2023 da “Fórmula 1 de elétricos” mudou tanto no design do carro como de fornecedor de pneus. Segundo o Motorsport, tudo isso representa um desafio a mais para as equipes e pode ter sido a razão pela qual a Penske optou pelo “truque” na manga para tentar superar os rivais.

Com informações do The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Equipe de Fórmula E é multada por usar tecnologia ‘trapaceira’; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *