Perfis regionais da PF e PRF são suspensos após suposto ataque hacker 

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a suspensão dos perfis regionais da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) após as corporações alegarem ataque hacker na madrugada desta quinta-feira (29). A invasão seria a responsável por uma publicação solicitando doações para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O que aconteceu? 

Uma publicação foi feita nesta quinta-feira (29), às 4h, na página do Instagram da PRF pedindo doações em dinheiro para Bolsonaro — um QR Code e um código PIX foram disponibilizados; Às 9h30, a publicação havia sido retirada do ar; Em nota de esclarecimento, a assessoria da corporação informou que a publicação se tratava de uma fraude, a partir de um possível ataque hacker às redes da PRF; Assim, Dino decidiu pela suspensão para averiguação de segurança. Ele divulgou a decisão no Twitter. 

Leia mais! 

Censura? Twitter suspende jornalistas que cobrem a vida de Elon MuskPresidente do Google teme que o PL das Fake News seja “perverso”PL das Fake News não tem prazo para votação, diz Lira

Em sua rede oficial do Twitter, o ministro informou que “uma investigação será instaurada para apuração dos fatos”. No comunicado da PRF, o órgão pontuou que o QR Code e PIX informados no post “direciona as vítimas para uma página de transferência de valores onde ocorre o golpe”. Eles também destacaram que a instituição policial “não pede doações de qualquer espécie para pessoas públicas ou partidos políticos”. 

Em face da alegada invasão de perfil regional da PRF em Sergipe, inclusive com troca da senha, estou determinando a suspensão dos perfis regionais da PF e da PRF para análise da segurança, permanecendo somente os perfis nacionais nas redes sociais. Quanto à retirada do ar da…

— Flávio Dino (@FlavioDino) June 29, 2023

Nota de esclarecimento – Ataque hacker no perfil oficial da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe pic.twitter.com/9AUJbql9C6

— PRF Brasil (@PRFBrasil) June 29, 2023

O suposto ataque ocorreu horas antes da retomada do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode deixar o ex-presidente inelegível. Audiência foi reiniciada às 9h desta quinta.  

Vale lembrar que a provável tentativa de golpe também vem após, na última sexta-feira (23), apoiadores do Bolsonaro iniciarem uma campanha nas redes sociais pedindo ajuda financeira para o ex-presidente. 

O motivo seria as multas recebidas pelo ex-dirigente do país — entre elas uma da Justiça de São Paulo por desrespeitar a lei estadual do uso de máscaras de proteção facial no 7 de setembro de 2021, durante a pandemia da Covid-19. O número do CPF de Bolsonaro como chave PIX foi divulgado para a colaboração. 

Com informações do UOL, Estado de Minas e Globo 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

O post Perfis regionais da PF e PRF são suspensos após suposto ataque hacker  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *