Cientistas geram energia renovável a partir da umidade do ar

Uma descoberta inusitada e fruto do acaso. É assim que os pesquisadores responsáveis pela geração contínua de energia elétrica a partir da umidade do ar descrevem o feito.

A equipe da Universidade de Massachusetts Amhers publicou um artigo com a descoberta. “Para ser franco, foi um acidente. Na verdade, estávamos interessados em fazer um sensor simples para a umidade do ar”, afirmou o principal autor do estudo, o professor Jun Yao.

Leia mais

Bateria autocarregável usa umidade do ar para gerar eletricidadeExtrair energia do próprio ar? Cientistas já sabem fazerStartup da Jordânia cria água com ar do deserto

Como a descoberta aconteceu?

Os pesquisadores explicaram que o aluno que estava trabalhando no projeto esqueceu de ligar a energia, mas mesmo assim o dispositivo, que compreendia uma série de tubos microscópicos, ou nanofios, produzia um sinal elétrico.O professor Yao destaca que o funcionamento é semelhante ao de uma bateria: “você tem uma puxada positiva e uma puxada negativa, e quando você as conecta a carga vai fluir”.Agora, a equipe trabalha na criação de um dispositivo do tamanho de uma miniatura, um quinto da largura de um cabelo humano, e capaz de gerar aproximadamente um microwatt, o suficiente para acender um único pixel em uma grande tela de LED.

Tecnologia pode ser usada em larga escala

Uma outra equipe, formada pela professora Svitlana Lyubchyk e seus filhos gêmeos, os professores Andriy e Sergiy Lyubchyk, trabalham num projeto semelhante.Eles conseguiram criar dispositivos que podem gerar 1,5 volts e 10 miliamperes. Segundo os pesquisadores, 20 mil desses dispositivos podem ser empilhados em um cubo do tamanho de uma máquina de lavar, gerando 10 quilowatts-hora de energia por dia, aproximadamente o consumo de uma família média do Reino Unido. O objetivo é apresentar um protótipo pronto para demonstração em 2024.Enquanto os pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amhers estão trabalhando com materiais orgânicos, que em teoria podem ser produzidos com relativa facilidade, a equipe de Svitlana Lyubchyk alcançou resultados superiores usando óxido de zircônio, um material de interesse na pesquisa de células de combustível. No entanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia tem impedido avanços maiores na tecnologia. Isso porque eles contavam com recursos provenientes do território ucraniano, repleto de jazidas de zircônio. A alternativa foi trabalhar com quantidades relativamente pequenas compradas da China.

Com informações do The Guardian.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cientistas geram energia renovável a partir da umidade do ar apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *