Superlua dos Cervos: entenda a origem do nome

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o céu desta segunda-feira (3) será embelezado pela “Superlua dos Cervos”. Nosso satélite natural se tornará visível pouco antes do pôr do Sol e estará bem maior e mais brilhante do que de costume.

Esta é apenas a primeira Superlua de 2023, com outras duas ocorrendo em agosto e a última em setembro. Mas, o que significa “Super” e por que “dos cervos”? Venha entender:

O que é uma Superlua?

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa praticamente ao mesmo tempo em que faz sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

“Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explica o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Segundo Zurita, até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com ele vir da astrologia. “Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda ‘torce o nariz’ para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para ‘vender’ a Lua Cheia no perigeu, que, na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico”.

Talvez por isso a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou, até hoje, nenhum interesse em normatizar o termo. “Tudo que temos são as definições informais para a Superlua”, explica o astrônomo.

Imagem: Reprodução/Vox

Pela definição do astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo, pode-se chamar de Superlua quando a lua cheia está perto de (dentro de 90%) sua maior aproximação da Terra em uma determinada órbita (que, neste mês, será de 360.149 km). Assim, como a lua cheia desta segunda-feira estará a cerca de 361 mil km do nosso planeta, sim, enquadra-se como uma Superlua.

No entanto, Zurita explica que, no meio científico, os astrônomos preferem o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a Lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. “E neste critério, esta lua cheia não é uma Superlua, já que ela chega a essa fase pouco mais de 35 horas antes de atingir seu perigeu”.

Sempre que a lua cheia acontece próxima ao perigeu, ela aparece até 14% maior e 30% mais brilhante, se comparada à lua cheia do apogeu (ponto mais afastado da Terra).

De qualquer maneira, fica a dica preciosa do nosso colaborador: “Independentemente da forma como a chamamos, é um excelente momento para contemplar a Lua. O que importa é que ela vai aparecer maior e mais bonita no céu, o que é um bom motivo para a gente apreciar o nosso satélite natural”.

Leia mais:

7 dicas para fotografar a Lua com seu celular“Lua de Morango” sobre o Cristo Redentor viraliza na internet; veja mais fotosVeja belas imagens da Lua Rosa captadas ao redor do mundo

Lua dos Cervos

De acordo com o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais dos EUA voltadas à vida no campo, a lua cheia de cada mês do ano tem seu próprio nome.

Luas cheias de 2023:

6 de janeiro: Wolf Moon (Lua do Lobo)5 de fevereiro: Snow Moon (Lua de Neve)6 de março: Worm Moon (Lua de Minhoca)6 de abril: Pink Moon (Lua Rosa)5 de maio: Flower Moon (Lua das Flores)4 de junho: Strawberry Moon (Lua de Morango)3 de julho: Buck Moon (Lua dos Cervos)1 de agosto: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)30 de agosto: Blue Moon (Lua Azul)29 de setembro: Harvest Moon (Lua da Colheita)28 de outubro: Hunter’s Moon (Lua do Caçador)27 de novembro: Beaver Moon (Lua do Castor)26 de dezembro: Cold Moon (Lua Fria)

Em julho, os cervos machos trocam de chifres, por isso a lua cheia deste mês é chamada de “Lua dos Cervos”. Crédito: Volodymyr Burdiak – Shutterstock

Julho marca a época em que crescem os chifres dos cervos machos, por isso a lua cheia desse mês é “dos Cervos”. Os chifres desses animais passam por um ciclo anual de queda e regeneração, tornando-se progressivamente maiores com o avanço da idade.

Já em agosto, ocorre a Lua do Esturjão. Para quem não sabe, esturjão é um tipo de peixe, e essa denominação foi dada em razão da época em que esse animal é encontrado em grande quantidade e pescado mais facilmente nos Grandes Lagos da América do Norte, entre o Canadá e os EUA.

Quando um mês tem duas luas cheias, a segunda é chamada de Lua Azul, e isso vai acontecer no mês que vem. Como ambas se darão próximas do perigeu, agosto terá duas Superluas este ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Superlua dos Cervos: entenda a origem do nome apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *