Fim do WhatsApp ilimitado? Vivo, Tim e Claro discutem medida

O “zero rating” pode estar com os dias contados. A prática refere-se à estratégia comercial em que operadoras de internet dão acesso ilimitado a determinados aplicativos, como já acontece com o WhatsApp, Twitter e YouTube em alguns planos. Agora, a TIM, Claro e Vivo estão repensando esses pacotes e avaliando a cobrança pelo tráfego nos apps.

Leia mais:

Dúvida em qual figurinha usar? WhatsApp pode te ajudarComo editar mensagens no WhatsApp no celular ou computadorComo usar duas contas do WhatsApp no mesmo celular?

Acesso ilimitado

Durante anos, as operadores usaram o “acesso ilimitado” a certos aplicativos como uma estratégia para vender planos.A prática consiste em nada mais do que não descontar da franquia de internet os dados usados nesses aplicativos.No entanto, o consumo de dados aumentou com o 4G (e deve aumentar ainda mais com o 5G), o que faz com que as empresas repensem se vale a pena manter o zero rating.A reavaliação já está em andamento, mas a mudança não será feita da noite para o dia. Além disso, os planos devem mudar e o consumidor será notificado.

Mudança não será feita imediatamente e consumidores deverão poder renegociar planos (Imagem: Shutterstock)

O que dizem as operadoras

Claro

Segundo o presidente da Claro, José Feliz, o zero rating foi um “erro” em primeiro lugar, mas “não há nada que não possa ser consertado”. Atualmente, a operadora oferece WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook ilimitados, a depender do plano.

Vivo

Já a Vivo revelou que está reavaliando a prática e que, apesar de ter alguns pacotes ilimitados, não faz desse o seu padrão.

Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede.

Alex Salgado, vice-presidente de negócios

Além disso, Salgado reforça que ter tráfegos não remunerados sempre será um prejuízo para a empresa e que a avaliação será no sentido de entender se isso atrai mais clientes do que a operadora gasta.

Atualmente, a empresa dá o acesso somente para o WhatsApp na maioria dos planos pré e pós-pagos. Em alguns casos, inclui o Waze.

5G é um dos investimentos das operadores de internet, que elas esperam retornam (Imagem: Pexels)

TIM

A TIM é outra que está reavaliando. No momento, a empresa oferece acesso livre ao WhatsApp e Deezer, sem descontar da franquia de internet nos planos pré-pagos.

Já nos planos pós-pagos, inclui outros aplicativos, como Instagram, Facebook e Twitter.

Segundo o diretor de receitas, Fábio Avellar, a operadora está buscando ampliar suas fontes de faturamento devido a grandes investimentos nas redes, como o 5G.

Com informações de Minha Operadora

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Fim do WhatsApp ilimitado? Vivo, Tim e Claro discutem medida apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *