Nikola Tesla: a energia elétrica moderna não existiria sem ele

O nome Tesla pode hoje ser associado à marca de carros elétricos de Elon Musk, mas muito antes disso esse nome já era sinônimo de eletricidade por conta de Nikola Tesla, famoso inventor croata conhecido por ter criado a corrente alternada, projetando assim o sistema de transmissão de energia elétrica moderno.

Nikola Tesla nasceu no dia 10 de julho de 1856, há exatos 167 anos. O engenheiro e inventor foi responsável pela criação da corrente alternada em que cargas elétricas têm o sentido invertido periodicamente, permitindo a transmissão de energia por longas distâncias. 

A corrente criada por Tesla é usada na transmissão e distribuição de eletricidade moderna. Ela é gerada por meio de um gerador de corrente alternada, como um gerador síncrono. A principal vantagem desse modelo é que a energia pode ser facilmente transformada em diferentes níveis de tensão usando transformadores, permitindo uma transmissão eficiente de eletricidade a longas distâncias.

Leia mais:

Threads: o que é, como criar uma conta e como usar a rede socialPor que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?Threads: Twitter processará Meta por roubo de segredo comercial

A batalha das correntes

O nome de Tesla ficou muito marcado por conta de um duelo de inventores. O episódio lendário conhecido como ” Batalha das Correntes” colocou à prova a rivalidade de Nikola com outro importante inventor do século 19, Thomas Edison. George Westinghouse, dono da Westinghouse, foi, junto com Tesla, o principal opositor ao modelo de Edison e financiou diversas pesquisas com a corrente alternada. 

Edison era um grande defensor da corrente contínua, que na época era o sistema de transmissão de energia mais comum. Esse modelo ainda é usado em pilhas e baterias e, ao contrário da alternada, a corrente elétrica mantém um fluxo constante de elétrons em uma única direção ao longo do tempo. 

Representação da batalha das correntes (Imagem: Divulgação)

A “Batalha das Correntes” envolveu disputas técnicas, comerciais e até mesmo campanhas de difamação mútua entre Edison e Westinghouse. Edison chegou a realizar demonstrações públicas de eletrocussão de animais usando a corrente alternada para tentar retratá-la como perigosa e insegura. Por outro lado, Tesla trabalhou para melhorar e promover a eficiência e segurança da corrente alternada.

No fim, sabemos que a corrente alternada venceu. A disputa terminou quando a Westinghouse Electric Corporation ganhou um importante contrato para fornecer eletricidade em corrente alternada para a Exposição Mundial de Chicago, em 1893. A exposição foi um grande sucesso e demonstrou as vantagens práticas do sistema.

A vitória da corrente alternada na “Batalha das Correntes” foi um ponto de virada na história da eletricidade, levando ao estabelecimento de sistemas de energia elétrica baseados em corrente alternada em todo o mundo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

O post Nikola Tesla: a energia elétrica moderna não existiria sem ele apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *