IA: Meta e OpenAI irão responder por violação de direitos autorais

O uso da inteligência artificial voltou a ser tema de disputas na justiça do Estados Unidos. A comediante e atriz Sarah Silverman abriu um processo contra a Meta e a OpenAI por violação de direitos autorais.

Leia mais

ChatGPT vai responder por violação de direitos autorais e privacidadeChatGPT pausa integração com Bing após IA “furar” paywallO que é ChatGPT e como acessar a inteligência artificial em português

A artista alega que o Large Language Model Meta AI (LLaMA), modelo de linguagem lançado pela Meta, e o ChatGPT, plataforma de inteligência artificial da OpenAI, foram treinadas ilegalmente utilizando trechos de um de seus livros.

O processo também representa as reclamações dos escritores Christopher Golden e Richard Kadrey, que alegam que a IA apresentou resumos copiados integralmente de livros da autoria deles. A ação tramita em San Francisco, na Califórnia.

Trechos integralmente copiados pela IA

Os advogados da acusação apresentaram trechos que teriam sido totalmente copiados de três publicações: The Bedwetter (de Silverman), Sandman Slim (Kadrey) e Ararat (Golden). Ao pedir resumos dos livros no ChatGPT ou no LLaMA, as ferramentas simplesmente disponibilizam partes inteiras escritas pelos autores. Os dados, segundo o processo aberto, foram adquiridos do Library Genesis, um motor de busca de livros e artigos científicos, do Z-Library, ThePile e Bibliotik, que disponibiliza livros para download por torrent.Eles são repositórios de publicações que oferecem gratuitamente conteúdos autorais que muitas vezes não estão mais disponíveis nas lojas. Apesar disso, contam com obras com direitos autorais cujo download é ilegal.Os três autores afirmam que “não consentiram com o uso de seus livros protegidos por direitos autorais como material de treinamento”. O processo ainda acusa Meta e OpenAI de negligência, enriquecimento ilícito e concorrência desleal, dentre outras coisas.As empresas ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Caso não é “isolado”

A justiça de São Francisco também irá avaliar uma ação de dois escritores norte-americanos contra a OpenAI.Paul Tremblay, autor de The Cabin at the End of the World (A Cabana no Fim do Mundo), e Mona Awad, autora de 13 Ways of Looking at a Fat Girl (13 Maneiras de Olhar Para uma Garota Gorda) alegam que seus livros foram usados no treinamento do ChatGPT. Confira mais detalhes deste caso clicando aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post IA: Meta e OpenAI irão responder por violação de direitos autorais apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *