Preto? Branco? Cinza? Veja as tendências de cor no setor automotivo

No mês passado, a Fiat anunciou que deixaria de fabricar e vender carros na cor cinza. A princípio, a medida vale apenas para a Itália e pretende associar as opções coloridas ao lema da empresa, “Dolce Vita” (aproveitar a vida ao máximo). No entanto, veículos nessa cor estão no terceiro lugar entre os mais procurados no país, seguidos apenas de branco e preto.

Já do lado contrário do mundo, a BMW anunciou que está investindo justamente nas cores mais versáteis do mercado: preto, branco e cinza. E isso vai acontecer ao mesmo tempo no SUV elétrico iX Flow. A tecnologia desenvolvida pela empresa e aplicada no modelo permitirá variar entre as três paletas em tempo real, ao toque de um botão.

As empresas têm posicionamentos diferentes, mas, afinal, os carros do futuro serão coloridos ou em cores neutras?

Leia mais:

Fiat deixará de fabricar carros na cor cinza; veja o motivoOs 4 melhores aplicativos para fugir do trânsito6 funções do Waze que nem todos conhecem

Cores de carros mais vendidas

A decisão da Fiat tem a ver com o marketing e não com a linha de produção. No entanto, excluir uma cor do catálogo não muda o desejo do comprador, e a empresa corre o risco de perder o cliente para outra montadora.

Isso porque, segundo um levantamento feito pela Axalta, uma empresa de tintas automotivas, o cinza foi uma das cores mais procuradas por europeus em 2022. 27% dos carros vendidos por lá eram dessa tonalidade.

Na Alemanha e no Reino Unido, o cinza é o mais popular. Já na América do Sul, a cor é a terceira mais vendida (18% dos carros), perdendo apenas para branco (39%) e preto (19%).

Carros do futuro

A Fiat e a BMW estão em lados diferentes do espectro das cores: enquanto uma extingue uma cor por ser neutra demais, a outra investe justamente na versatilidade dessas paletas.Fato é que as cores são chamativas e grudam na cabeça ou no imaginário popular. Quem não sabe a letra de música sobre uma tal Brasília amarela (para os mais modernos, também há um Camaro amarelo)? Ou quem não tem momentos especiais (ou doloridos) ao ver um Fusca azul?No entanto, apesar das paletas diferentonas serem um plus interessante, as empresas ainda optam pelo seguro: a tríade prata-preto-branco.Isso porque, além de ser arriscado comercialmente para as montadoras, incluir uma nova cor no catálogo leva tempo para o desenvolvimento e checagem.As diferentes pinturas têm de, por exemplo, serem testadas para provar que aguentam as variações de clima (do Sol do meio-dia a uma geada no meio da noite), poeira e tempo.

Tons neutros

De acordo com o próprio mercado automotivo, parece que os tons neutros vão prevalecer.Segundo uma especialista do setor, a fornecedora de tintas automotivas PPG, cores orgânicas, como marrom e verde, podem virar tendência nos próximos anos. Mas não há como prever se isso irá se materializar.Já a BASF, empresa química alemã que tem tinta para carros entre seus produtos, anunciou que em 2022 as cores que predominaram na frota mundial foram branco (39%), preto (18%), cinza (16%) e prata (8%). Cores como azul (8%), vermelho (5%), verde, marrom e dourado (as três últimas com 1%) caíram na preferência.No entanto, o relatório identificou que a cor violeta entrou na mira dos Estados Unidos.Ou seja, no final das contas, resta esperar para ver quais serão as cores escolhidas pelos consumidores. Pelo andar da carruagem, por ora, a BMW se deu bem com o preto-branco-cinza.

Com informações de Auto Esporte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Preto? Branco? Cinza? Veja as tendências de cor no setor automotivo apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *