Nunca houve tanto DNA neandertal na Terra; entenda

Descobertos em 1856, os neandertais (ou Homo neanderthalensis) deixaram vários vestígios milhares de anos depois. Nos últimos 150 anos, entre fósseis e ferramentas de pedra e madeira, sepulturas foram descobertas e até seu genoma foi mapeado a partir de DNA antigo. 

As evidências apontam que 99,7% do DNA neandertal e idêntico do humano moderno, ou seja, eles são nossos parentes extintos mais próximos.

Leia mais:

Qual era a língua falada pelos neandertais?Neandertais já produziam farinha há 40 mil anosNeandertais eram menos sensíveis a cheiros de urina e suorFerramentas encontradas em caverna trazem revelação sobre os neandertais

O que foi descoberto

O cruzamento entre as espécies deixou vestígios de DNA em humanos vivos até hoje. Muitos europeus e asiáticos têm entre 1% e 4% de DNA neandertal. Ironicamente, com uma população mundial atual de cerca de 8 bilhões de pessoas, isso significa que nunca houve tanto DNA neandertal na Terra.

Imagem: Gorodenkoff /Shutterstock

O genoma dos neandertais também ajuda a entender como eles eram, foi descoberto que alguns deles desenvolveram pele pálida e cabelos ruivos muito antes do Homo sapiens. Os genes compartilhados estão ligados até a capacidade de falar e saborear alimentos, apontam pesquisadores.

O DNA neandertal, que poderia ter sido benéfico para os humanos milhares de anos, agora também parece causar problemas quando combinado ao estilo de vida moderno. Existem ligações com alcoolismo, obesidade, alergias, coagulação do sangue e até depressão. 

Como viviam os neandertais

Eles foram extremamente bem-sucedidos e se espalharam desde o Mediterrâneo à Sibéria. Cuidavam dos jovens, velhos e fracos, criando abrigos para proteção e também enterravam seus mortos.Eram altamente inteligentes, com cérebros em média até maiores que os do Homo sapiens.Caçavam grandes animais, coletavam plantas, fungos, frutos do mar, controlavam o fogo para cozinhar, faziam ferramentas, roupas com peles de animais e podiam esculpir símbolos nas paredes das cavernas. Eles foram extintos há cerca de 40.000 anos. A causa, foi provavelmente resultado de uma combinação de fatores. O clima da última era glacial, por exemplo, era muito variável, mudando de frio para quente, impactando nas fontes de alimentos.Os neandertais também precisavam se adaptar constantemente às mudanças e a população total nunca passou da casa de dezenas de milhares.

Os neandertais viviam em grupos de cinco a 15 indivíduos, enquanto o Homo Sapiens já tinha grupos de até 150. Essas pequenas populações isoladas também se tornaram geneticamente insustentáveis. Sem contar com a competição com predadores.

Fonte: The Conversation

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Nunca houve tanto DNA neandertal na Terra; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *