Rússia amplia proibição sobre uso de dispositivos da Apple 

A Rússia decidiu expandir a sua proibição sobre funcionários do governo usando dispositivos da Apple para fins de trabalho, segundo relatou o Financial Times. A medida, que já alcançava algumas agências, agora também vale para o Ministério do Comércio e inclui não apenas iPhones, mas todos os produtos da big tech. Regra já entra em vigor nesta segunda-feira (17). 

O que você precisa saber: 

Outras agências, incluindo o ministério de telecomunicações e mídia de massa da Rússia, já possuem mandatos semelhantes — outras pastas planejam começar aplicar a medida em breve; Os funcionários podem continuar usando os dispositivos para uso pessoal desde que não abram correspondência de trabalho neles; A proibição ocorre após o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) afirmar que descobriu uma “operação de espionagem das agências de inteligência dos EUA” envolvendo dispositivos da Apple. 

Leia mais! 

Como ver os lugares que fui no iPhone? Como ativar e ver recursoO que é e como usar o Buscar iPhone?iPhone 15: maior sucesso da Apple (e o mais caro)?

Conforme mencionado, essa não é a primeira medida contra dispositivos Apple que a Rússia aplica. Em março deste ano, o país também proibiu todos os funcionários envolvidos na eleição presidencial de 2024 de usar iPhones. 

No caso da investigação da FSB, o órgão afirmou que, em colaboração com a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), milhares de iPhones russos foram “infectados” com software de monitoramento. Apesar da acusação, a FSB não divulgou evidências. 

Na época, a Apple negou a acusação dos russos dizendo que “nunca trabalhamos com nenhum governo para inserir backdoor em nenhum produto da Apple e nunca trabalharemos”. A NSA não quis comentar o caso. 

Vale lembrar que, após a invasão na Ucrânia pela Rússia em fevereiro passado, a Apple decidiu cortar alguns dos seus serviços no país como forma de apoio aos ucranianos. Ela também interrompeu todas as vendas de seus produtos na Rússia. 

A medida de proibição também reflete o desejo do governo da Rússia de diminuir sua dependência de tecnologia estrangeira, o que pode ser percebido em seus mais recentes decretos. 

Com informações do FT e Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rússia amplia proibição sobre uso de dispositivos da Apple  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *