Hackers invadiram e-mails do embaixador dos EUA na China

O embaixador dos Estados Unidos na China teve seu e-mail hackeado e centenas de milhares de informações da Casa Branca podem ter sido comprometidas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pelo The Wall Street Journal.

Leia mais

Microsoft libera ferramentas gratuitas de segurança cibernética após ataque hackerHackers da China invadiram e-mails governamentais dos EUA, diz MicrosoftAtaques hackers: EUA querem aumentar segurança de eletrodomésticos

Segundo a reportagem, além do embaixador Nicholas Burns, o secretário de Estado adjunto para o Leste Asiático dos Estados Unidos, Daniel Kritenbrink, também foi vítima do ataque hacker proveniente da China. O Departamento de Estado da Casa Branca não forneceu maiores detalhes e disse que as investigações sobre o caso estão em andamento.

O que se sabe sobre o ataque hacker

Os criminosos conseguiram acesso aos e-mails de cerca de 25 organizações, incluindo pelo menos duas agências do governo dos Estados Unidos, após uma falha no sistema da Microsoft.Os hackers foram identificados como Storm-0558 , um grupo que usa principalmente espionagem, acesso a credenciais e roubo de dados para atingir agências governamentais na Europa Ocidental.“No mês passado, as salvaguardas do governo dos EUA identificaram uma invasão na segurança da nuvem da Microsoft. Os funcionários imediatamente contataram a Microsoft para encontrar a fonte e a vulnerabilidade em seu serviço de nuvem. Continuamos a manter os fornecedores de compras do governo dos EUA em um alto limite de segurança”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adam Hodge. Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China em Washington, afirmou que são “infundadas” as especulações sobre a origem dos ataques cibernéticos.“A China se opõe firmemente e combate ataques cibernéticos e roubo cibernético em todas as formas. Esta posição é consistente e clara. Identificar a origem dos ataques cibernéticos é uma questão técnica complexa. Esperamos que os lados relevantes adotem uma atitude profissional e responsável… em vez de fazer especulações e alegações infundadas”, observou.

Microsoft libera ferramentas gratuitas

A Microsoft disse que hackers chineses se apropriaram indevidamente de uma de suas chaves digitais e usaram uma falha no código da empresa para acessar os e-mails de agências governamentais dos EUA e de outros clientes.Após fortes críticas pelo ocorrido, a Microsoft anunciou que os usuários não precisarão mais pagar para ter acesso a ferramentas que ajudam na identificação de ataques hackers. A novidade passa a valer a partir de setembro deste ano.Confira mais detalhes sobre o anúncio da empresa clicando aqui.

Com informações de Reuters.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Hackers invadiram e-mails do embaixador dos EUA na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *