Sam Altman lança polêmica criptomoeda; entenda 

Sam Altman, CEO da OpenAI e principal mente por trás do ChatGPT, lançou oficialmente nesta segunda-feira (24) seu ambicioso projeto de criptomoeda, o Worldcoin. Em desenvolvimento há anos, a principal oferta do negócio é o World ID, que a empresa descreve como um “passaporte digital” que visa garantir que o titular é um ser humano real e não um bot de inteligência artificial, principal problema com a expansão da tecnologia. 

O que você precisa saber: 

Worldcoin é um projeto de criptomoeda biométrica desenvolvido pela Tools for Humanity; A empresa foi fundada em 2019 por Altman, Max Novendstern e Alex Blania; O World ID é um sistema de identificação global que funciona como meio de acessar a criptomoeda Worldcoin; Para ter o World ID e acessar a criptomoeda, o cliente precisa se inscrever e fazer uma leitura dos olhos, principal ponto de polêmica do projeto. Uma vez que a varredura da íris verifica que a pessoa é um ser humano real, ela cria um World ID; O objetivo é que o Worldcoin funcione como uma renda básica universal, em que cada pessoa no mundo teria direito a uma fatia de uma emissão pré-determinada de ativos; O projeto tem 2 milhões de usuários em seu período beta e, com o lançamento nesta segunda, a Worldcoin está ampliando as operações “orbitais” para 35 cidades em 20 países. 

Leia mais! 

Brasil está entre os dez países que mais investem em criptosPai do ChatGPT diz para não confiarmos em ninguém (e nem nele!)ChatGPT com código aberto? ‘Não vai acontecer’, diz CEO da OpenAI

O projeto explica que os World IDs são necessários na era dos chatbots de IA generativos, como o ChatGPT, devido essas plataformas produzirem uma linguagem semelhante à humana. Assim, os IDs poderão ser usados para diferenciar pessoas reais e bots de IA, fugindo de golpes e fraudes. 

O objetivo é simples: uma rede financeira e de identidade global baseada na prova de personalidade. Isso parece especialmente importante na era da IA. Espero que o worldcoin possa contribuir para conversas sobre como compartilhamos acesso, benefícios e governança de futuros sistemas de IA. 

Sam Altman em anúncio oficial no Twitter. 

worldcoin launches today: https://t.co/UXXE5AFznS

— Sam Altman (@sama) July 24, 2023

À Reuters, Altman acrescentou que a Worldcoin também irá ajudar a abordar como a economia será remodelada pela IA generativa. “As pessoas serão sobrecarregadas pela IA, o que terá enormes implicações econômicas.” 

Como a IA “fará cada vez mais o trabalho que as pessoas fazem agora”, a UBI (renda básica universal) auxiliará no combate a desigualdade de renda, disse o CEO.

Precisamos começar a experimentar as coisas para descobrir o que fazer. 

Imagem: shutterstock/Rokas Tenys

A polêmica por trás da criptomoeda de Altman está, claro, na privacidade. O projeto garante que não irá armazenar os dados de íris das pessoas, mas ainda não está muito claro como o sistema e seu banco de dados funciona. 

O projeto já tem também um token WLD — várias exchanges já listaram o token ou declararam intenção de fazê-lo, incluindo a Binance, a maior exchange cripto do mundo em volume de negociação. 

Com informações da Reuters, Forbes e InfoMoney 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Sam Altman lança polêmica criptomoeda; entenda  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *