Explosão revela cometa com “par de chifres”; veja!

O cometa 12P/Pons-Brooks explodiu na noite da última quinta-feira (20). Após a explosão, o corpo celeste passou a brilhar mais e pôde ser fotografado com maior clareza pelos cientistas. A imagem foi capturada por membros do projeto Virtual Telescope em uma estação de monitoramento instalada em Manciano, na Itália.

Leia mais

Cometa se rachou em dois por conta do SolCometa verde aparece em impressionante foto 3DÁgua encontrada em cometa raro pelo James Webb

Causas da explosão

A explosão, que deixou o cometa cinco vezes mais brilhante do que o esperado, intrigou os cientistas.O mais provável é que ela tenha sido causada por algum processo semelhante com o que ocorre com o cometa 29P/Schwassmann-Wachmann. Segundo Richard Miles, membro da Associação Astronômica Britânica, o monóxido e dióxido de carbono presentes sob a superfície do 12P/Pons-Brooks foram os responsáveis pelas explosões.Quando o corpo celeste fica mais perto do Sol, os gases escapam para a superfície dele em uma emissão tão explosiva que pode liberar até um milhão de toneladas de poeira e detritos. Como ele leva cerca de 57 dias para completar uma rotação, ele passa mais tempo exposto à luz solar, o que facilita novas explosões do tipo.

Formato do cometa intrigou os cientistas (Imagem: reprodução/Virtual Telescope)

Par de chifres?

O que chamou a atenção dos especialistas foi o formato do 12P/Pons-Brooks.“O cometa tem um formato interessante de ferradura”, observou Gianluca Masi, membro do projeto Virtual Telescope.Esse estranho desenho também foi chamado de “par de chifres”.As imagens mostram eles saindo do coma, a área difusa ao redor do núcleo.Esses “chifres” podem ser causados justamente pelo núcleo do cometa bloqueando a visão de sua cauda, da perspectiva da Terra.A foto foi processada para destacar tanto as regiões centrais do corpo celeste, que chamam a atenção por serem mais brilhantes, como seu cometa externo. O coma é um envelope gasoso formado pelos compostos no núcleo do cometa, que são sublimados conforme ele se aproxima do Sol.

Cometa chegará perto da Terra em 2024

Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons–Brooks é um cometa que leva mais de 70 anos para completar uma volta ao redor do Sol. No momento, ele ainda está a mais de 500 milhões de quilômetros da Terra e deve passar perto do nosso planeta em junho de 2024.

Com informações de Sky & Telescope.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Explosão revela cometa com “par de chifres”; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *