Erupção na Islândia dá origem ao mais novo “bebê vulcão” do mundo

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um vulcão entrou em erupção no dia 10 de julho na Islândia, a mais ou menos 30 km da capital Reykjavik, em uma montanha chamada Litli-Hrutur, bem próximo de onde ocorreram as duas erupções mais recentes da península Reykjanes, em 2021 e 2022.

Durante vários dias, três grandes fissuras expeliram lava derretida e uma coluna de gases, após milhares de pequenos terremotos serem registrados na área, o maior dos quais foi de magnitude 4,8, de acordo com o Met Office islandês

Primeiro, as fissuras se estendiam por mais de um quilômetro, abrindo três linhas de lava incandescente. Duas delas já estavam fechadas na manhã seguinte, mas a lava ainda emanava de um cone alongado, que logo se transformou em uma grande cratera conforme a lava se acumulava, criando “o mais novo bebê vulcão do mundo”, segundo alguns descrevem.

LOOK AT THAT ICELANDIC BABY ‘CANO GO

Wow.

This is Earth’s freshest coat of paint: incandescent molten rock being blasted skyward from a new Icelandic fissure, a beautiful (and safe) example of planetary exsanguination.

credit: @Vedurstofan pic.twitter.com/mJ0cs8LrMl

— Dr Robin George Andrews (@SquigglyVolcano) July 10, 2023

Litli-Hrutur, que significa “pequeno carneiro”, faz parte da área vulcânica Fagradalsfjall, que entrou em erupção em março de 2021 e agosto de 2022, após um longo período em silêncio de quase 800 anos.

De acordo com uma reportagem da BBC News, Laura Wainman, estudante de doutorado na Escola de Terra e Meio Ambiente da Universidade de Leeds, na Inglaterra, pegou um avião para a Islândia poucos minutos após o início da erupção.

The 12 mile hike was worth the drone shot.

Fagradalsfjall pic.twitter.com/uu93twa8Av

— Amanda Atwell (@AmandaMAtwell) July 31, 2023

Como parte de sua pesquisa sobre a dispersão de oligoelementos reativos ao meio ambiente em plumas vulcânicas, ela coleta amostras para entender a composição e distribuição de tamanho das partículas emitidas pelo vulcão e como elas são transportadas na atmosfera.

Leia mais:

Como uma erupção vulcânica “congelou” a Terra há milhões de anosVulcão entra em erupção no Havaí com risco de disparar “cabelos de vidro”Vulcão mais perigoso da Europa pode entrar em erupção após 485 anos adormecido

Quando a erupção do vulcão Litli-Hrutur vai parar?

A pesquisadora explicou que a erupção do vulcão Litli-Hrutur e a criação da nova cratera vulcânica bebê não foi uma surpresa, principalmente em razão dos mais de 12 mil terremotos ocorridos na área circundante durante seis dias, com o magma já muito próximo da superfície.

Vertical perspective of the #lava lake and the explosive activity on Friday night. The #eruption continues, but during the last week the activity dropped considerably. Is it about to end? Just time will tell.

© Marco Di Marco – 28.07.2023#Fagradalsfjall #Litlihrutur #iceland pic.twitter.com/Z8cH0vLa5W

— Marco Di Marco (@MarcoDiemme) August 1, 2023

Em apenas uma semana, a cratera cresceu cerca de 30 metros de altura, segundo Wainman, e à medida que a lava fluía, aumentando o cone existente, ela aumentava um pouco mais a cada dia.

Ela disse que não há como prever quanto tempo vai durar a erupção (que pode ser acompanhada, ao vivo, neste link) – a de 2021 durou seis meses, enquanto a de 2022 foi mais curta, se prolongando por três semanas.

“Em algum momento, começaremos a ver uma diminuição na atividade e então poderemos ver algo como a erupção em 2021, na qual houve períodos intermitentes de atividade antes que a erupção finalmente parasse”, acrescentou.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Erupção na Islândia dá origem ao mais novo “bebê vulcão” do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *