Humanidade usará recursos equivalentes a 1,7 Terras em 2023

O Dia da Sobrecarga da Terra, que determina o dia em que a humanidade utiliza mais recursos do que a Terra pode repor em um ano, foi nesta quarta-feira, 2 de agosto. Essa data tem sido antecipada a cada ano, destacando o aumento do uso excessivo de recursos naturais pela humanidade.

O que você precisa saber:

O Dia da Sobrecarga da Terra é uma medida da quantidade total de serviços ecológicos disponíveis pelos processos naturais, em comparação com a rapidez com que a humanidade esgota esses recursos.Esses serviços incluem ar e água limpos, produtos florestais, solo fértil, polinização, pesca e uso da terra.Desde a década de 1970, a humanidade não apenas tem esgotado esses serviços, mas também tem feito uso excessivo deles, levando a efeitos a longo prazo que resultarão em menos recursos disponíveis no futuro.

Leia mais:

Centro da Terra: onde já fomos e até onde é possível chegarQuais são as 10 estrelas mais próximas da Terra?O que é, como funciona e quais as vantagens de usar energia solar?

Esse uso excessivo é evidente na desflorestação, nos oceanos superexplorados, no uso excessivo de terras agrícolas que leva à desertificação, no uso ineficiente da terra devido ao crescimento urbano desordenado e na concentração excessiva de carbono e outros poluentes na atmosfera.

À medida que a população global cresce, a demanda por recursos aumenta, agravando esses problemas. Embora nem todos os países ultrapassem sua capacidade, os países desenvolvidos, especialmente os Estados Unidos, contribuem significativamente para o uso excessivo de recursos.

Se o mundo inteiro consumisse recursos na mesma taxa que os Estados Unidos, os recursos disponíveis da Terra seriam esgotados em 13 de março.

A organização do Dia da Sobrecarga da Terra oferece uma lista de soluções classificadas por sua eficácia potencial, sendo a precificação da poluição por carbono a mais impactante. Outras soluções vitais incluem a implementação de um Novo Acordo Verde, o desenvolvimento de cidades inteligentes, o investimento em energia renovável e o foco na descarbonização.

Embora os indivíduos possam fazer a diferença ao adotar dietas baseadas em plantas e práticas de energia renovável, a mudança impactante só pode ser alcançada por meio dos esforços coletivos de governos, empresas e indivíduos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Humanidade usará recursos equivalentes a 1,7 Terras em 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *