Impacto da inteligência artificial gera ansiedade nos profissionais

A onda iminente de IA (inteligência artificial) tem causado profunda ansiedade entre os trabalhadores, com preocupações sobre a segurança no emprego e seus efeitos na saúde mental.

O lançamento do ChatGPT, plataforma de IA generativa capaz de lidar com tarefas complexas, marcou significativamente a transformação da IA no local de trabalho.

Leia mais:

5 motivos para não usar o ThreadsPor que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?Como seriam os personagens de Chaves crianças? IA te mostra

Clare Gustavsson, terapeuta de Nova York (EUA), ressaltou que a ansiedade decorre do medo do desconhecido, pois a “tecnologia está crescendo rapidamente e é desafiador se adaptar”.

Profissões, como assistentes jurídicos, programadores, contadores e consultores financeiros, estão entre aqueles que se sentem ameaçados pela IA generativa, capaz de produzir rapidamente conversas parecidas com as humanas, ou opiniões especializadas.

“Medo” da IA?

Com base em estudo publicado em março, analistas do Goldman Sachs acreditam que a IA generativa pode impactar ou eliminar aproximadamente 300 milhões de empregos;Alguns trabalhadores, como Eric, um caixa de banco, já antecipam que seus empregos se tornarão obsoletos dentro da próxima década;“Planejo mudar de carreira”, complementou.

“Abraçar o desconhecido”

Trabalhadores em áreas criativas, como profissionais de entretenimento na produção de filmes e televisão, também estão preocupados com o uso da IA, representando ameaça para atores e roteiristas, segundo alguns ouvidos pela AFP.

À medida que a IA traz sensação comparável de apreensão à mudança climática e à pandemia de Covid-19, terapeutas, como Gustavsson, se esforçam para ajudar os pacientes a “abraçar o desconhecido” e a encontrar maneiras de aproveitar a nova tecnologia a seu favor.

São principalmente as pessoas que estão em áreas criativas que estão na vanguarda dessa preocupação.

Clare Gustavsson, terapeuta de Nova York (EUA)

O impacto da IA nas indústrias criativas é evidente, com animadores gráficos testemunhando imagens geradas por IA rivalizando com a qualidade do trabalho humano.

Essa mudança tem causado preocupação entre os profissionais, que, agora, questionam a relevância das habilidades que antes aprimoravam. Alguns já começaram a considerar a transição para cargos de nível gerencial, mesmo que tais posições sejam menos abundantes.

Antes, eu apenas buscava coisas que me interessavam e habilidades que eu gosto. Agora, me sinto mais inclinada a pensar sobre o que realmente será útil e comercializável no futuro.

Animadora gráfica de Hollywood que não quis se identificar

Peter Vukovic, diretor de tecnologia em várias startups durante sua carreira, acredita que apenas pequena porcentagem da população, possivelmente 1% ou menos, se beneficiará diretamente da IA.

Para a maioria, ele reconhece um sentimento de preocupação e incerteza. Vukovic sugere que a IA deve servir a propósitos além da mera automação de empregos e focar em questões sociais mais amplas.

“Para o resto, é uma área cinzenta. Há muitas razões para 99% das pessoas estarem preocupadas”, finalizou.

Com informações de Tech Xplore

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Impacto da inteligência artificial gera ansiedade nos profissionais apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *