Sonda Voyager 2 retoma comunicação com a Terra

A Voyager 2 restabeleceu a comunicação com a Terra após ter perdido o contato no último dia 21 de julho, como informou o Laboratório de Propulsão à Jato da NASA informou nesta sexta-feira (4).

No dia 1º de agosto, uma espécie de “batimento cardíaco” da sonda foi captado na Terra. Agora, o sinal foi retomado. Às 13h29 (no horário de Brasília) de 4 de agosto, a espaçonave começou a retornar dados científicos e de telemetria, indicando que está operando normalmente e que permanece em sua trajetória esperada”, disse a NASA.

Queda do sinal da Voyager 2

O sinal foi cortado de forma acidental pela NASA durante uma série de manobras realizadas no dia 21 de julho, quando acidentalmente a antena da sonda se inclinou a cerca de dois graus de distância da Terra.

Leia mais:

Voyager 1 completa 45 anos: nossa mais ousada tentativa de comunicação extraterrestre Voyager: 45 anos de um dos mais importantes programas de exploração espacialDepois de 45 anos de trabalho, a NASA está desligando as sondas Voyager

Os dados enviados pela Voyager 2 são recebidos pela antenas da rede Deep Space Network (DSN), também da NASA, localizadas nos Estados Unidos, na Espanha e na Austrália. Além dessa missão, os radiotelescópios do sistema também oferecem suporte a outras missões distantes no nosso Sistema Solar.

Atualmente, a Voyager 2, lançada em agosto de 1977, está a cerca de 20 bilhões de quilômetros de distância da Terra e essa não é a primeira vez que perdemos a comunicação com a sonda.

Em 2020, a NASA ficou sete meses sem receber dados da sonda devido a um problema no radiotelescópio do DSN localizado em Canberra, na Austrália. Os transmissores de rádio da antena não recebiam reparos desde quando foram construídos, há cerca de 50 anos atrás.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Sonda Voyager 2 retoma comunicação com a Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *