Escassez de chips pode durar anos, alerta Audi

O mundo enfrenta uma escassez de chips semicondutores. Na Alemanha, por exemplo, o desabastecimento pode durar anos, segundo um representante da Audi. O problema persiste apesar do governo alemão ter anunciado investimentos pesados na construção de fábricas para produção da tecnologia no país.

Leia mais

Guerra dos chips: EUA oferecem bilhões em subsídios para vencer a ChinaNvidia vende US$ 5 bi em chips de IA para gigantes chinesasEscassez de chips avançados é um gargalo da IA; entenda

Escassez de chips

A falta de chips semicondutores foi causada pela quebra das cadeias de produção ocasionadas pela pandemia de Covid-19.Apesar do fim da emergência sanitária, tensões mundiais, como a chamada “guerra dos chips” envolvendo Estados Unidos e China, além do aumento da demanda mundial pelo produto continuam pressionando as indústrias.Esse contexto obrigou montadoras e fabricantes a repensarem as linhas de fornecimento e, atualmente, há um esforço global para reduzir a dependência de chips produzidos especialmente na Ásia.

Esforços alemães

Esse é o caso da Alemanha.O governo do país tenta atrair os maiores fabricantes de chips do mundo com bilhões de euros em subsídios. A Intel, por exemplo, planeja gastar mais de 30 bilhões de euros, o equivalente a R$ 157 bilhões, na construção de duas fábricas em Magdeburg, no nordeste alemão, o que representa o maior investimento estrangeiro da história da Alemanha.As autoridades de Berlim ainda informaram que a taiwanesa TSMC, maior fabricante de chips do mundo, está negociando a construção de uma fábrica em Dresden (veja mais sobre o assunto clicando aqui).Mas isso não resolverá o problema no curto prazo, segundo aponta reportagem da Reuters.“Leva anos, afinal. São cerca de bilhões de dólares sendo investidos. Temos que usar muitas alavancas para estabilizar a oferta de semicondutores e também estocar no mercado de corretores até certo ponto”, explicou Renate Vachenauer, chefe de compras da Audi, que faz parte do grupo Volkswagen.

Importância dos chips semicondutores

Nos últimos anos, os chips semicondutores se tornaram uma força vital da economia moderna e o cérebro de todos os dispositivos e sistemas eletrônicos, de iPhones até torradeiras, data centers a cartões de crédito.Um carro novo, por exemplo, pode ter mais de mil chips, cada um gerenciando uma operação do veículo.Os semicondutores também são a força motriz por trás das inovações que prometem revolucionar a vida no próximo século, como a computação quântica e a inteligência artificial, como o ChatGPT, da OpenAI.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Escassez de chips pode durar anos, alerta Audi apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *