Cidade milenar sumiu nos EUA e ninguém sabe o que aconteceu

Um dos grandes mistérios da história dos Estados Unidos continua sem resposta. A cidade de Cahokia, localizada onde hoje está o estado americano de Illinois, chegou a abrigar cerca de 15 mil pessoas e era considerada uma das mais importantes da região. Mas tudo mudou ao final do século XIV e a cidade foi simplesmente abandonada.

Leia mais

Qual a cidade mais antiga do mundo?Aldeia perdida de 1.500 anos é descoberta na Cidade do MéxicoCidade gigante pode estar afundando nos EUA

Desmatamento foi descartado

A primeira explicação para o fato foi que o desmatamento e o uso excessivo da terra ao redor de Cahokia causaram erosão e inundações na região, o que obrigou os nativos americanos a abandonar a vida no local.No entanto, um estudo publicado na revista Geoarchaeology descarta essa possibilidade.Através de uma análise de núcleos de sedimentos coletados no Sítio Histórico Estadual de Cahokia Mounds, os pesquisadores concluíram que o solo permaneceu estável desde o auge de Cahokia até meados de 1800 e o desenvolvimento industrial.“Há uma narrativa realmente comum sobre práticas de uso da terra que levam à erosão e sedimentação e contribuem para todas essas consequências ambientais. Quando realmente revisitamos isso, não estamos vendo evidências das inundações”, apontou a geoarqueóloga Caitlin Rankin, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.O estudo afirma que os habitantes de Cahokia cortaram muitas árvores, muito provavelmente para fazer fortificações defensivas, segundo informações da ScienceAlert.No entanto, isso não levou ao tipo de erosão e inundação que expulsaria as pessoas de suas casas.

Representação da cidade milenar (Imagem: Michael Hampshire/Cahokia Mounds State Historic Site/reprodução)

Cahokia: poucas respostas, muitas dúvidas

Outra pesquisa aponta para um fenômeno que intriga ainda mais os pesquisadores.Fezes humanas antigas encontradas na área sugerem que as pessoas começaram a retornar a Cahokia em números substanciais no século XVI, muito antes dos colonizadores europeus chegarem ao local.A conclusão gera apenas mais perguntas.O que causou a diminuição da população no século XIV? Porque as pessoas retornaram ao local anos depois? E quando e porque a cidade foi abandonada por completa?Os pesquisadores afirmam que é importante continuar cavando para encontrar as evidências concretas sobre o que realmente aconteceu.“Ao eliminar essa possibilidade, ela nos move em direção a outras explicações e exige que busquemos outros caminhos de pesquisa”, disse o antropólogo Tristram Kidder, da Universidade de Washington, em St. Louis.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cidade milenar sumiu nos EUA e ninguém sabe o que aconteceu apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *