Covid-19: nova variante é perigosa; temos que voltar a usar máscaras?

Recentemente, uma nova variante da Covid-19 surgiu em Israel e na Dinamarca. Chamada de BA.6, ela deixou autoridades sanitárias em riste. A BA.6 é uma subcepa da eris, que, por sua vez, é subvariante da ômicron.

Entre as mentes preocupadas, estão Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária na Universidade de Oxford (Inglaterra), que defende o uso de máscaras nesse momento.

Leia mais:

Como saber se uma TV tem resolução 4K? Veja 5 dicas para descobrirQuais doenças um teste genético pode diagnosticar?Caso raro de covid longa deixa homem com pernas roxas

My various science WhatsApp groups are buzzing. Genetic lineage clips and diagrams flying back and forth. I understand little of the detail but it looks like it’s once again time to MASK UP.

— Trisha Greenhalgh (@trishgreenhalgh) August 15, 2023

Um artigo de opinião publicado na conceituadíssima publicação de medicina, a BMJ, de autoria de Christina Pagel, professora na University College London (Inglaterra), afirma que “é praticamente certo que entramos em mais uma onda de covid-19”.

BA.6: o que se sabe?

A BA.6 possui várias mutações inéditas;Algumas são associadas à capacidade de propagação; outras, à habilidade de passar por nosso sistema imunológico; e, outras, são totalmente novas;Até o momento, os pesquisadores têm somente três sequenciamentos da cepa;Pagel afirma que a disseminação geográfica indica ocorrência de transmissão comunitária;Contudo, ela crê que as características distintas da Omicron a potencializa para realizar grande propagação da Covid-19.

Dada a proteção das vacinas e as infecções anteriores, é improvável que essa onda cause grande aumento nas internações ou mortes. No entanto, qualquer aumento na carga hospitalar é má notícia.

Christina Pagel, professora na University College London, em artigo de opinião

Sobre a recomendação de Greenhalgh de voltarmos ao uso de máscaras, é sabido que elas são muito eficazes. Suas proteções (especialmente a PFF2) reduzem a chance de contágio para uma em cada mil (0,1%).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que houve aumento de 80% de casos da Covid-19 entre 10 de julho e 6 de agosto mundialmente quando se compara com junho. Já as mortes caíram 57%.

Contudo, não é possível afirmar que os dados obtidos tenham influência da BA.6, pois a variante apareceu há pouco e em apenas dois países.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: nova variante é perigosa; temos que voltar a usar máscaras? apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *