James Webb captura imagem incrível de duas estrelas em formação; veja!

O Telescópio Espacial James Webb capturou uma nova imagem de tirar o fôlego. Dessa vez, trata-se de um par de estrelas em formação. Os astros, conhecidos como Herbig-Haro 46/47, estão na constelação Vela, a cerca de 1.470 anos-luz de distância da Terra.

Leia mais

Galáxia descoberta por James Webb é confirmada como uma das mais antigas do UniversoJames Webb capta imagens inéditas de galáxias há quase dez bilhões de anos-luzJames Webb traz imagem que mostra o ‘futuro do Sol’; veja!

Elementos presentes na imagem

A imagem mostra as estrelas no centro dos raios rosa-alaranjados, em um núcleo branco e laranja.Elas estão profundamente inseridas em um disco de gás e poeira que alimenta seu crescimento e a formação de massa.As extremidades, representadas em uma intensa cor alaranjada, correspondem ao material que é ejetado pelos atros, que ingerem e expelem continuamente gás e poeira em seu processo de formação.A cor azul, na forma de pequenos fios, que vem do par de estrelas ao redor do aglomerado de formação estelar é a ejeção mais recente dessas estrelas.Já no lado direito da imagem essa ejeção pode ser observada em padrões ondulados, conforme a FayerWayer.Esses tipos de jatos de energia são fundamentais nesse primeiro estágio estelar, já que as ejeções são o que regulam a quantidade de massa que a estrela vai acumular.Por fim, a nuvem azul que cobre esta área do cosmos é o que se conhece como célula sanguínea de Bok.No espectro de luz mais comum, ela não seria perceptível por ser muito escura.O lado direito da imagem é o mais próximo da Terra, apesar de ser menos brilhante e menor.

Going goblin mode.

Within the orange-white splotch at the center of this image are 2 chaotic baby stars. Over thousands of years, the pair repeatedly gobbled up, then spat out the gas and dust around them — producing those fiery orange lobes: https://t.co/lSOy5uyCYD pic.twitter.com/jHVu6YlGXv

— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) July 26, 2023

Imagem ajuda a compreender melhor como as estrelas se formam

De acordo com a Agência Espacial Europeia, a dupla de estrelas tem sido estudada por diversos telescópios tanto na Terra quanto no espaço desde a década de 1950. Apesar disso, este é o registro mais detalhado já feito delas.O objetivo dos pesquisadores é utilizar a capacidade de registros do James Webb para entender melhor as atividades passadas e presentes das estrelas e analisar a nebulosa em torno delas. Com isso, os especialistas poderão obter novos detalhes sobre como as estrelas se formam.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post James Webb captura imagem incrível de duas estrelas em formação; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *