Conheça o robô com IA que pode pilotar aviões sozinho

Os robôs estão cada vez mais avançados e já podem desempenhar uma série de tarefas. Entre elas, pilotar um avião de forma autônoma. A tecnologia está sendo desenvolvida pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (Kaist) e pode ser comercializada em breve.

Leia mais

Cão robô puxa avião de três toneladasCientistas se inspiram em pinguins para criar robôs submarinos na ChinaNova estrutura permitirá que robôs executem tarefas interativas; entenda

Não é um piloto automático

Os pesquisadores utilizaram a inteligência artificial aliada à robótica para permitir que o humanoide sentasse em uma cabine real e operasse os vários equipamentos de uma aeronave. Os responsáveis pela tecnologia garante que não se trate de um piloto automático, já que o robô consegue tomar decisões sem a interferência humana e mudar, por exemplo, o rumo do avião.O projeto ainda está em desenvolvimento, mas os resultados são promissores, segundo a Kaist.

Robô pilotando um simulador (Imagem: Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul)

Robô usa IA e conhece todas as manobras de pilotagem

Alimentado pela IA, através do ChatGPT, o robô “conhece” todas as manobras e ações necessárias para cada tipo de situação durante o voo, o que possibilita que ele sempre tome a melhor decisão pensando na segurança e continuidade da viagem.Ele, por exemplo, consegue calcular rotas seguras em tempo real com base no status de voo da aeronave, e ainda tem tempos de resposta de emergência mais rápidos do que os de pilotos humanos.Outra diferença é que o humanoide não se restringe apenas a realização de movimentos repetidos em uma posição fixa.Contando com uma câmera embutida, ele pode analisar o estado da cabine, bem como a situação fora da aeronave. Em caso de turbulências severas, a tecnologia pode controlar com precisão os vários interruptores, alem dos braços e mãos robóticos.

Testes em aviões reais são próximo passo

De acordo com os pesquisadores, o piloto robô é capaz de realizar todas as operações, desde a partida da aeronave até o taxiamento, decolagem e pouso. Ele ainda não foi testado em aeronaves reais, mas isso deve acontecer em pouco tempo.“Os robôs pilotos humanoides não exigem a modificação de aeronaves existentes e podem ser aplicados imediatamente em voos automatizados. São, portanto, altamente aplicáveis e práticos. Esperamos que eles sejam aplicados em vários outros veículos, como carros e caminhões militares, uma vez que podem controlar uma ampla gama de equipamentos. Eles serão particularmente úteis em situações em que os recursos militares estão severamente esgotados”, destacou o professor David Hyunchul Shim, chefe da pesquisa. O projeto foi iniciado em 2022 e a previsão é que robô esteja 100% pronto para pilotar aviões reais até 2026.O objetivo é liberar o uso da tecnologia para fins civis e militares.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Conheça o robô com IA que pode pilotar aviões sozinho apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *