Queda abrupta de avião com Prigozhin pode ter sido causada por explosão

O governo da Rússia anunciou que abrirá uma investigação sobre os motivos da queda de um avião da Embraer que matou o ex-líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e outras nove pessoas nesta quarta-feira (23). No entanto, a eficiência desse trabalho é questionada pelo Ocidente em meio a uma série de especulações sobre o que, de fato, aconteceu. Especialistas dizem que o padrão de queda da aeronave sugere que houve um evento catastrófico a bordo.

Leia mais

Avião que caiu com Prigozhin na Rússia é fabricado pela EmbraerAvião da American Airlines despenca mais de cinco mil metros em seis minutosHomem abre a porta de um avião durante o voo; vídeos mostram ventania

Legacy caiu de forma abrupta

O jato de fabricação brasileira fazia a rota entre Moscou e São Petersburgo, na Rússia, e caiu perto de Kuzhenkino, na região de Tver, a noroeste da capital do país.Segundo relatório do site de monitoramento de tráfego aéreo Flightradar24, o avião estava em voo de cruzeiro, a 8,5 km de altitude, quando, de repente, caiu para 8,4 km, oscilando para 9,1 km, até desaparecer do radar às 18h20 (no 12h20 horário de Brasília).Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que a aeronave caiu de forma quase totalmente vertical, deixando um traço de fumaça.Já relatos de testemunhas apontam que houve um barulho de explosão antes da queda.Um canal ligado ao grupo Wagner no Telegram chegou a afirmar que o avião foi derrubado por um míssil.Mas de acordo com especialistas, as imagens disponíveis até o memento não deixam claro o que aconteceu, segundo reportagem da Folha de São Paulo.

Embraer pode participar das investigações

Após a queda da aeronave, a Embraer informou que não opera mais na Rússia devido às sanções impostas contra o país pela invasão da Ucrânia. E que o Legacy 600 estava sem manutenção da empresa desde 2019.Apesar desse contexto, se o governo russo pedir, a Embraer pode participar da investigação. Isso depende de uma comunicação direta ao governo brasileiro, o que, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), não ocorreu até o momento.

Putin mandou derrubar o avião?

Enquanto não há maiores informações sobre o ocorrido, diversas teorias ganham força.A principal delas é de que o presidente Vladimir Putin tenha mandado derrubar o avião para matar Prigozhin.O ex-líder do grupo de mercenários tinha 62 anos e era um oligarca russo aliado do governo.Em junho, no entanto, ele se rebelou e iniciou uma campanha para destituir o ministro de Defesa russo.A ação foi considerada como “traição” pelo Kremlin, mas um acordo encerrou o motim.O histórico de mortes misteriosas de opositores de Putin e a ausência de qualquer tipo de manifestação oficial do presidente russo até agora reforçam essa teoria.

A culpada foi a Ucrânia? Prigozhin pode estar vivo?

Outra possibilidade é de que um ataque da Ucrânia tenha derrubado o avião.O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já se pronunciou sobre o ocorrido e negou ter tido alguma relação com a morte de Prigozhin.E um terceiro boato é o de que o ex-líder do grupo Wagner ainda está vivo e que tudo não passou de um espetáculo protagonizado pelo próprio Kremlin.Os defensores dessa ideia alegam que o objetivo foi tirar Prigozhin dos holofotes enquanto ele continua atuando com a companhia de mercenários em regiões da África.Essa teoria é embasada no fato de que um outro avião Legacy do Grupo Wagner também estava no ar no momento da queda.Essa aeronave, no entanto, deu meia-volta rumo a Moscou. No entanto, não há mais detalhes sobre onde ela pousou.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Queda abrupta de avião com Prigozhin pode ter sido causada por explosão apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *