EUA: satélites registram os poderosos furacões Idalia e Franklin

Dois furacões estão em atividade simultaneamente em lados opostos do estado da Flórida, nos Estados Unidos. Suas movimentações foram capturadas por imagens de satélites. Estamos falando dos furacões Idalia e Franklin, que estão na região do Golfo da Flórida e no Oceano Atlântico, respectivamente.

Leia mais:

Furacão Idalia ganha força e se aproxima dos EUAMudanças climáticas estão aumentando o número de furacões?Sites e dicas para verificar se uma loja online é confiável e segura

Furacão Idalia

As imagens de ambos os furacões foram capturadas pelo satélite GOES-East, da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), na segunda (28) e nesta terça-feira (29).Ao que parece, os dois estão se movimentando em sentido anti-horário e indo em direção ao norte.Segundo o site Space.com, o Idalia, inclusive, já causou fechamentos de escolas e aeroportos na região do Golfo da Flórida e deve se intensificar até a chegada na costa, atingindo as cidades litorâneas do estado com mais intensidade na quarta-feira (30).De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o Idalia pode levar a “impactos catastróficos” e “risco de vida”, além de provocar tempestades em cidades próximas. Hoje, a furacão está na categoria 1 (ventos de 119 km/h a 153 km/h).

Idalia became a hurricane overnight. Here are 2 moonlit views via #NOAA20 and #NOAA21. The NHC expects Hurricane #Idalia to rapidly intensify over warm Gulf waters into an dangerous major hurricane before landfall and life-threatening storm surge on Florida early Wednesday. #FLwx pic.twitter.com/nuFJIlO34C

— UW-Madison CIMSS (@UWCIMSS) August 29, 2023

Furacão Franklin

O furacão Franklin ainda está no Oceano Atlântico e deve se aproximar do território das Bermudas na quarta-feira (30), causando correntes marítimas e ondas perigosas na costa leste dos Estados Unidos durante a semana inteira.Este é o primeiro grande furacão atlântico deste ano, classificado na categoria 4 (ventos de 209 a 251 km/h).

Transtornos

Além do fechamento dos estabelecimentos e os próximos riscos, a tempestade que antecedeu o furacão Idalia provocou o atraso na missão Silent Barker/NROL-107, de um satélite da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post EUA: satélites registram os poderosos furacões Idalia e Franklin apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *