X (Twitter) responderá na justiça por discriminação de idade

Uma juíza federal da Califórnia, nos Estados Unidos, deu aval para o prosseguimento de uma ação que acusa a plataforma X, antigo Twitter, de demitir desproporcionalmente trabalhadores. Os desligamentos ocorreram quando Elon Musk comprou a rede social no ano passado.

Leia mais

X (ou Twitter) vai permitir a volta de anúncios políticosPesquisadores treinam algoritmo de IA para encontrar patologias no XDonald Trump retorna ao Twitter, agora X, com foto sendo ‘fichado’; veja

A decisão da juíza Susan Illston foi divulgada nesta terça-feira (29). Ela rejeitou um pedido da rede social para arquivar a denúncia.

Segundo a magistrada, o autor da ação coletiva, John Zeman, forneceu evidências suficientes de que as demissões em massa tiveram um impacto maior sobre os funcionários mais velhos. Isso significa que o processo vai continuar tramitando na justiça dos Estados Unidos, segundo reportagem da Reuters.

Acusações contra o X (Twitter)

A ação contra o X aponta que a empresa de Elon Musk demitiu 60% dos trabalhadores com 50 anos ou mais e quase 75% dos que tinham mais de 60 anos.Em contrapartida, foram desligados 54% dos funcionários com menos de 50 anos.Em sua decisão, a juíza destacou que a lei federal proíbe o preconceito de idade no local de trabalho.Shannon Liss-Riordan, advogada de Zeman, disse que “esta decisão valida os argumentos que estamos fazendo de que as alegações de discriminação podem ir adiante”.O X ainda não se pronunciou sobre a continuidade do processo judicial.

Empresa é acusada de outras irregularidades

A rede social também é acusada de demissões sem aviso prévio e por forçar a saída de trabalhadores com deficiência ao negar acessibilidade e a possibilidade de home office, exigindo que eles trabalhassem presencialmente. Pelo menos dois processos apontam que a empresa deve cerca de US$ 500 milhões, quase R$ 2,5 bilhões, em indenizações, o que a plataforma nega.São mais de dois mil funcionários que entraram na justiça contra a empresa de Elon Musk.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post X (Twitter) responderá na justiça por discriminação de idade apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *