Diamante rosa pode se tornar o mais caro do mundo, mas o que está por trás de sua cor?

Um diamante rosa, conhecido como Rosa Lulo, está prestes a se tornar o mais caro do mundo. Possuindo cerca de 170 quilates em seu estado bruto, a pedra está entre as maiores deste tipo já encontrada. O diamante foi recuperado por mineiros em Angola, em 2022, e além do seu tamanho, seu valor também é devido a sua cor.

Leia mais:

Toneladas de diamantes podem estar no interior da TerraGeólogos descobrem o que provoca a erupção de diamantesOuro não é o metal mais caro do mundo, saiba quem lidera o ranking

Pedras coloridas

Apenas um a cada dez mil diamantes extraídos em todo planeta é colorido, além de rosa, eles também podem ser vermelhos, verdes, azuis, laranja, violeta, amarelos ou marrons, sendo esses dois últimos os mais comuns. Mas o que os torna coloridos?

Apesar de serem raros e valiosos, os diamantes coloridos são formados por causa de imperfeições na hora de sua formação, como impurezas, distorções ou danos. Pedras transparentes são mais comuns.de serem encontradas porque em rochas com um único ingrediente, como nos diamantes, é mais normal elas serem quimicamente puras.

Não se sabe ao certo qual das três imperfeições está por trás da coloração do diamante rosa, mas acredita-se que seja a distorção. Esse defeito ocorre quando a estrutura da pedra preciosa é torcida e dobrada, distorcendo a luz refletida de maneira que ela não pareça branca.

Diamante Lulo Rose tem 170 quilates e é o maior do tipo encontrado nos últimos 300 anos. Imagem: Lucapa Diamond Co.

Diamantes rosa

As imperfeições garantem que cada diamante tenha uma cor única, que varia de acordo com as condições no qual ela foi forjado. Por causa disso, é comum que diamantes de uma mesma cor sejam mais facilmente encontrados em regiões que compartilham uma mesma história geológica.

Cerca de 80 a 90% dos diamantes rosas já encontrados até hoje foram retirados de uma mina em Argyle, na Austrália Ocidental, mas nenhum tão grande como o Rosa Lulo. Atualmente, a mina australiana encontra-se fechada, e com a queda da oferta, os valores desses diamantes aumentaram.

Até sua descoberta, o maior e mais caro diamante do tipo já encontrado era o Estrela Rosa. Inicialmente ele possuía 132,5 quilates e após lapidado foi reduzido para 59,6. Ele foi leiloado em Hong Kong em 2017 por 71,2 milhões de dólares, acredita-se que o Rosa Lulo com 170 quilates pode chegar a valores ainda maiores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Diamante rosa pode se tornar o mais caro do mundo, mas o que está por trás de sua cor? apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *